Defesa Civil e Cemaden-RJ alertam para risco de chuvas fortes em cidades da região

Há possibilidade de que o acumulado de chuva chegue a 100 milímetros, provocando alagamentos e outros transtornos aos moradores

Cidades da nossa região estão em alerta para possibilidade de chuvas fortes. Segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o Cemaden-RJ, que publicou um aviso meteorológico alertando as Defesas Civil do estado, pois devido à formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e à chegada de uma frente fria o estado do Rio de Janeiro terá acúmulos significativos de chuva (podendo chegar a 100 milímetros).

Há previsão de chuvas contínuas de intensidade moderadas em todas as regiões do estado. O aviso é válido até esta terça-feira (08) e foi compartilhado pelas Defesas Civil de várias cidades da nossa região, para que a população possa estar atenta.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Já o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional, alertou para a possibilidade de fortes chuvas nos quatro estados da Região Sudeste nos próximos dias. Foram emitidos avisos meteorológicos de perigo (laranja) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com o Inmet, o volume de chuvas previsto é acima de 100 milímetros por dia. Diante do cenário, o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) vai monitorar a evolução dos avisos em tempo real e as regiões que devem ser afetadas já foram notificadas da situação.

Os temporais podem ser acompanhados de ocorrências de alagamentos, inundações e enxurradas e de deslizamentos de terra em áreas de encosta. Isso também é reflexo dos altos acúmulos de chuva que vêm caindo sobre essas áreas ao longo das últimas semanas. No estado do Rio de Janeiro, devem ficar atentos os moradores da Região Metropolitana da capital, além de quem vive no Noroeste, Centro, Sul e Norte Fluminense.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress