De olho no céu: Superlua “rosa” poderá ser observada nesta segunda

Estima-se que o espetáculo deva começar a partir das 19h. A Lua estará a 90% ou mais de sua maior aproximação da Terra, o chamado Perigeu

A Lua vai entrar em sua fase cheia na noite desta segunda (26) para terça-feira (27) e também estará em seu perigeu, ou seja, o ponto de máxima aproximação com a Terra. Este fenômeno recebe o nome popular de superlua, e este mês, em algumas tradições, é chamado de “superlua rosa”. A lua não terá uma cor diferente; o nome vem de tribos indígenas que marcavam a passagem do tempo pelas luas cheias. Cada uma tinha um nome específico, e a de abril é “rosa” porque surge na mesma época que as flores róseas da Phlox Subulata, uma planta selvagem norte-americana. As superluas geralmente aparecem cerca de 7% maiores do que uma lua cheia típica e cerca de 15% mais brilhantes.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

O horário de observação vai depender da localização de cada cidade, mas estima-se que o espetáculo deva começar a partir das 19h e o ápice deve ser às 0h33 desta terça. Segundo a Climatempo, um bom momento para observação será durante o amanhecer desta terça-feira (27). Instantes antes e enquanto o sol estiver nascendo, a lua irá se pôr no horizonte.

VEJA MAIS

VEJA MAIS