Cuidados básicos no uso do Whatsapp

Hoje, o aplicativo para dispositivos móveis Whatsapp é o serviço de mensagens instantâneas gratuito mais popular do mundo, tendo se tornado num padrão de comunicação. Esta popularidade o torna um alvo atraente para os cibercriminosos. Mas que tipo de ataques podem chegar ao usuário através do Whatsapp?

whatsapp2Para mim existem três problemas principais que devemos tomar cuidado na hora do uso.

Spans

O envio de mensagens maliciosas é o método mais usado pelos criminosos nesta aplicativo. Utilizam-se mensagens que convidam o usuário a reencaminhá-las a todos os seus contatos. Além disso, ao permitir o envio e recepção de arquivos de texto, vídeo, música e imagens, estas mensagens podem conter arquivos infectados ou links que redirecionam o internauta para sites fraudulentos através dos quais podem ser vítimas de malwares.

Para evitar estes ataques,  aos usuários do app  não devem aceitar nem reenviar mensagens que sejam suspeitas ou que venham de contatos desconhecidos.

Redes WiFi

Usar esse aplicativo em redes WiFi abertas ou desconhecidas, também pode ser muito perigoso. O Whatsapp não criptografa qualquer dos dados que os usuários enviam, e dessa forma as mensagens podem ser observadas e interceptadas por outros que partilhem a mesma rede WiFi, tornando assim a privacidade de quem usa esta conexão vulnerável a ataques e principalmente ao roubo de informações.

e por último mas não menos importante é:

Cuidado com o que você compartilha

Amigos, namoradas (os) de hoje, não podem ser amigos e namoradas (os) de amanhã. Antes de enviar aquela foto, aquele vídeo ou mensagem para um desses contatos, reflita um pouco: “O que aconteceria se essas informações “caíssem na rede” e qualquer um tivesse acesso? Antes de enviar qualquer mensagem leve isso em consideração, isso vale para postagens no Facebook ou qualquer outra mídia social.

Bem, por hoje é só! Espero que esse artigo seja útil para vocês, e como sempre qualquer dúvida ou sugestão, comente abaixo e terei o maior prazer em responder.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress