Criminosos tentam aplicar ‘golpe do novo número’ no WhatsApp em moradores de São Fidelis e região

Segundo Danilo, o golpista enviou mensagens para seus contatos, mas o fidelense conseguiu alerta-los de que era um golpe

Um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais utilizados no mundo, o WhatsApp acaba sendo um meio para aplicação de golpes. Em alguns deles ocorre a clonagem do número e em outro o golpista se passa por outra pessoa, utilizando a mesma foto e enviando mensagens para amigos e familiares da vítima. Foi o que aconteceu com o empresário fidelense Danilo Teixeira. “Pegam um chip, colocam a foto e saem enviando mensagem para conhecidos, para parentes” – conta o fidelense. Segundo ele, sua irmã foi uma das vítimas. “Há uns 2 meses fizeram com minha irmã enviando mensagem para mim. Aí liguei para ela na hora e avisei os familiares” – relata.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Os criminosos criam um novo perfil no aplicativo usando fotos capturadas nas redes sociais e começam a enviar mensagens para parentes ou amigos da pessoa que está na foto fingindo ser ela e diz que trocou de número. Eles pedem para que então o número novo seja salvo e o antigo apagado. Às vezes chegam a criar histórias fazendo com que a vítima não entre em contato com o seu parente que está na imagem. Na sequência eles começam a pedir dinheiro.

De acordo com Danilo, um tempo depois a vítima foi ele. “Dessa vez inverteu. Mandaram mensagem para ela (irmã) usando minha foto” – narra. Se passando por Danilo, o golpista enviou mensagens dizendo que aquele era o novo número, perguntando como a pessoa estava e se a mesma poderia conversar naquele momento. Novamente, ele conseguiu avisar aos amigos e familiares que se tratava de um golpe, evitando possíveis prejuízos, já que os golpistas costumam pedir dinheiro, criando desculpas para as transferências.

Muitos, infelizmente, não percebem se tratar de um golpe e acabam fazendo as transferências. Em grupos de WhatsApp da região, vários moradores já relataram terem recebido mensagens do mesmo tipo. No Facebook também há publicações de pessoas alertando aos amigos e familiares de que sua imagem está sendo usada por criminosos.

Dicas para não cair em golpes
– Ative a notificação em duas etapas (Confira como AQUI)
– Caso receba mensagens pedindo transferências fique atento.
– Não realize operação financeira antes de confirmar a identidade do contato.
– Se você suspeita que outra pessoa está utilizando sua conta do WhatsApp, notifique seus familiares e amigos
– Tente confirmar a identidade do contato por chamada de vídeo

VEJA MAIS

VEJA MAIS