CPTEC mantém alerta para chuva forte em S. Fidélis, Madalena, Cambuci, Itaocara, Pádua e região

Média de chuva em novembro no Norte/Noroeste varia de 150 mm a 200 mm, mas em apenas 24h alguns municípios já registraram mais de 100 mm

A chuva não está dando trégua nas regiões Norte e Noroeste do estado do Rio nesta semana. Ela se intensificou na terça-feira (19/11) e até a noite desta quarta (20), vários municípios registraram mais de 100 mm de chuva. Entre os mais atingidos estão Cambuci, onde foram registradas enxurradas, inundações, transbordamento de córregos e elevação do nível da cachoeira ;  zona rural de São Fidélis, onde houve transbordamento do Rio do Colégio; Praia de Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana e também o distrito de Triunfo, em Santa Maria Madalena, já na Região Serrana. Segundo a Climatempo, a situação ainda é de alerta para o Norte/Noroeste nesta quinta (21), pois a chuva deve continuar persistente podendo cair moderada a forte em algumas horas. Há risco de elevação perigosa do nível de córregos e rios, até de enchentes, além de alagamentos e de deslizamento de terra.

O risco de desastre é maior em áreas que já estão com o solo encharcado devido ao excesso de chuva das últimas 24 horas. Ainda segundo a Climatempo, a média de chuva em novembro no Norte/Noroeste varia de 150 mm a 200 mm, pelos cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apenas no período de 24 horas entre o meio da noite do dia 19 e o meio da noite do dia 20 choveu mais 100 mm em alguns locais. De acordo com a medição do Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais (CEMADEN) Glicério, em Macaé, registrou 135,8 mm de chuva; no Centro de Cambuci o volume foi de 127,2 mm; em Itaocara foram 111,4 mm; Campos dos Goytacazes registrou 76,6 mm; em Verdes Campos, Aperibé, o registro foi de 74,2 mm; em São Fidélis já choveu 58,8 mm e em Pádua 50,2 mm.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos manteve o alerta para temporais – raios, chuva forte e vendaval – em alguns municípios do Norte/Noroeste – parte de São Fidélis, Cambuci, Pádua, Itaocara, Itaperuna, Miracema, Aperibé e parte da Região Serrana nesta quinta (21). A Climatempo informa ainda que as áreas de instabilidade enfraquecem nesta sexta-feira (22) e a nebulosidade diminui sobre todo o estado do Rio de Janeiro. Será um dia com várias horas com sol e tempo seco, mas há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite. As condições para chuva aumentam no fim de semana com a passagem de outra frente fria pelo litoral fluminense.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress