Covid: 22 municípios da região fazem parte de consórcio para compra de vacinas; veja quais são

Entre os municípios da nossa região estão Campos, Cantagalo, Cordeiro, Itaocara, Itaperuna, Macuco, Miracema, Pádua e São Fidélis; veja a lista completa

Com o interesse de 2.598 municípios, foi instituído nesta segunda-feira (22) o Conectar – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, representando mais de 150 milhões de brasileiros. Liderada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a iniciativa é inédita no país e começou a ser desenhada há pouco menos de um mês, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou que estados e municípios participassem de negociações para a aquisição de imunizantes contra a Covid-19.

“Não existe, no Brasil, uma mobilização como essa. Os números são impressionantes: em menos de 15 dias, 1.192 cidades conseguiram aprovar suas Leis Municipais para serem parte dessa mobilização. É só com o esforço de todos, com essa atuação conjunta, que conseguiremos colocar fim na pandemia”, declarou o presidente da FNP, Jonas Donizette. O presidente da FNP ressaltou que com essa atitude, os prefeitos estão indo para além das suas obrigações que, inclusive, está restrita à aplicação das vacinas, não à compra. “Diante dessa inercia, dessa dificuldade de chegar vacina nos municípios, nós nos unimos”. Segundo ele, a intenção não é competir. “Pelo contrário, queremos atuar na construção de pontes para fazer chegar vacina e qualquer item de saúde para o enfrentamento à pandemia”, declarou o presidente da FNP. A finalidade do Consórcio também está na “aquisição de medicamentos, insumos, serviços e equipamentos na área da saúde de forma geral”, conforme o estatuto aprovado.

De acordo com a avaliação da epidemiologista Carla Domingues, o Governo Federal deve terminar a vacinação do grupo prioritário (80 milhões de brasileiros) entre julho e agosto deste ano. Diante desse cenário, Domingues sugere que o Consórcio adquira 20 milhões de doses extras para antecipar esse cronograma em 30 dias. “Essa iniciativa das prefeituras é para suprir essa lacuna na aquisição de vacinas”, comentou o prefeito de Ribeirão Preto/SP, Duarte Nogueira. Da nossa área de cobertura, fazem parte do consórcio os municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Cantagalo, Cardoso Moreira, Cordeiro, Itaperuna, Itaocara, Italva, Laje do Muriaé, Macaé, Macuco, Miracema, Nova Friburgo, Natividade, Porciúncula, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São José de Ubá, São João da Barra e Varre-Sai.

No estado do Rio, também fazem parte do consórcio os seguintes municípios: Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Conceição de Macabu, Cachoeiras de Macacu, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Cabo Frio, Angra dos Reis, Barra Mansa, Maricá, Mesquita, Teresópolis, Nilópolis, Rio das Ostras, Queimados, Araruama, Resende, Japeri, Barra do Piraí, Saquarema, Seropédica, Três Rios, Valença, Rio Bonito, Paracambi, Casimiro de Abreu, Paraíba do Sul, Paraty, Vassouras, Tanguá, Armação de Búzios, Itatiaia, Arraial do Cabo, Iguaba Grande, Paty do Alferes, Piraí, Miguel Pereira, Pinheiral, Quissamã, Porto Real, Silva Jardim, Sapucaia, Rio Claro, Mendes, Carapebus, Sumidouro, Quatis, Engenheiro Paulo de Frontin, Areal e Comendador Levy Gasparian.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress