Covid-19: Norte Fluminense passa para bandeira amarela; Noroeste e Serra do Rio também apresentam baixo risco

Segundo a Subsecretaria Extraordinária de Covid-19, no geral, houve em todo o estado uma redução nos números de óbitos (-47,59%) e casos (-33,46%) na comparação entre as duas semanas analisadas
Foto: Fiocruz

Foi divulgado nesta quarta-feira (04/11), pela Subsecretaria Extraordinária de Covid-19, a nona edição do Mapa de Risco da Covid-19. Nele, o Estado do Rio permanece classificado em bandeira amarela, que representa baixo risco da doença. Apenas uma das nove regiões do estado apresentam risco moderado, com bandeira laranja: Baixada Litorânea. Nessa região vivem 6,68% da população do estado. Em comparação a última edição do mapa, que foi divulgada em 19 de outubro, as Regiões Norte e Centro-Sul passaram da bandeira laranja para a bandeira amarela, de baixo risco. A nona edição compara as Semanas Epidemiológicas 43 (18 a 24 de outubro) em relação à 41 (04 a 10 de outubro). Segundo a Subsecretaria, no geral, houve em todo o estado uma redução nos números de óbitos (-47,59%) e casos (-33,46%) na comparação entre as duas semanas analisadas. A taxa de ocupação de leitos de enfermaria destinados aos pacientes de Covid ficou em 37,36%, e a de leitos de UTI, em 49,84%. Apenas a previsão de esgotamento de leitos de UTI e a taxa de positividade para Covid (dois dos seis indicadores usados no cálculo) pontuam e ainda mantêm o Estado do Rio na bandeira amarela. (continua após a publicidade)

Ainda segundo a Subsecretaria, na Baixada Litorânea, houve aumento de 100% no número de óbitos e uma taxa de positividade para Covid-19 de 33,24%. Porém, a região também apresentou queda de 40,32% nos casos e taxa de ocupação dos leitos de UTI e enfermaria, respectivamente, de 35,17% e 31,76%, mantendo a classificação de risco moderado. Danilo Klein, médico Superintendente da Subsecretaria, explica como os dados afetam a classificação. “Somente a Baixada Litorânea retrocedeu para a bandeira laranja em todo o estado, atingindo 11 pontos no total. Isso ocorreu devido a um aumento no número de óbitos. Da semana epidemiológica 41 para a 43, foram mais sete óbitos em Saquarema e dois em Rio das Ostras. Apesar da oscilação positiva no número de óbitos, em números absolutos, ele ainda é pequeno. Requer cuidado, mas ainda é pequeno”, disse Klein. Apesar do aumento de óbitos na Baixada Litorânea, a pasta considerada que o estado em sua totalidade está em equilíbrio.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress