Covid-19: Municípios da região recebem novas doses da vacina CoronaVac

Segundo a SES, 130.900 doses são para aplicação da primeira dose do esquema vacinal, e outras 20 mil são para a segunda dose do lote enviado em 19 de fevereiro

Municípios da nossa região receberam nesta quinta-feira (11/03) uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19. Essa é a sétima remessa de doses da CoronaVac, e assim como nas outras, helicópteros foram usados para trazer as vacinas até os municípios da nossa região, uma forma de agilizar a distribuição. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), na noite desta terça-feira (09/03), o Ministério da Saúde realizou a entrega de 261.800 doses de CoronaVac ao estado do Rio de Janeiro, que começou a entrega no dia seguinte.

Dessas, 130.900 estão sendo distribuídas para aplicação da primeira dose do esquema vacinal. Além deste total, a SES distribuirá mais 20 mil vacinas de CoronaVac para aplicação da segunda dose do lote enviado em 19 de fevereiro. Cidades do grande rio receberam as vacinas na quarta, e o interior do estado nesta quinta. A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) da SES reforçou, por meio de ofício enviado aos 92 municípios, a importância de os responsáveis técnicos e gestores municipais organizarem suas ações de vacinação, priorizando os grupos elencados no Programa Nacional de Imunização (PNI). A SVS ressalta ainda que a programação deve ser organizada de acordo com o número de doses que serão aplicadas no dia, para que o frasco multidose seja totalmente utilizado. Denúncias de irregularidades na vacinação são encaminhadas imediatamente aos órgãos de controle.

Público prioritário
A SES esclarece que a definição dos grupos prioritários para a primeira fase da vacinação contra a Covid-19 foi estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), por meio de decisões tomadas por comissão tripartite. O Estado segue a recomendação do Ministério da Saúde, repassando as orientações aos municípios. Neste primeiro momento, foi definido um grupo prioritário composto por:

– Profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 e na vacinação;
– Pessoas com 60 anos ou mais vivendo em abrigos ou asilos;
– Pessoas maiores de 18 anos com deficiência institucionalizadas;
– Trabalhadores dessas instituições;
– Povos indígenas vivendo em terras indígenas;
– Idosos a partir de 75 anos.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress