Covid-19: Moradores do estado do RJ terão aplicação da segunda dose da AstraZeneca antecipada

A medida visa acelerar ainda mais o esquema vacinal, tendo em vista que os municípios já estão com estoque disponível do imunizante para segunda dose

Moradores do Estado do Rio de Janeiro que tomaram ou que vão tomar a primeira dose da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 terão a aplicação da segunda dose antecipada. A informação foi anunciada nesta segunda-feira (12/07) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVASP). A redução do intervalo de aplicação entre as doses da vacina AstraZeneca agora caiu de 12 para oito semanas.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

A decisão de antecipação da segunda dose foi acordada com representantes do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e, após consulta ao grupo de especialistas e epidemiologistas. A medida visa acelerar ainda mais o esquema vacinal, tendo em vista que os municípios já estão com estoque disponível do imunizante para segunda dose.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, o intervalo antecipado para a aplicação da segunda dose da vacina está em acordo com o descrito na bula do produto. A pasta esclarece que todas as vacinas disponíveis no Brasil são eficazes para o processo de imunização, como indicam estudos. Uma das preocupações dos especialistas é quanto à presença da variante delta do novo coronavírus, considerada mais contagiosa. A antecipação da segunda dose da AstraZeneca é uma tentativa de barrar a contaminação por essa variante.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress