Covid-19: Ministro da Saúde estuda rebaixar pandemia para endemia, afirma Bolsonaro

Caso passe a ser tratada como endemia, a Covid-19 deixará de ser uma emergência de saúde, o que pode levar à redução de restrições

Imagem: Reprodução/ Twitter

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (04/03) que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar pandemia de Covid-19 para endemia. “Em virtude da melhora do cenário epidemiológico e de acordo com o § 2° do Art. 1° da Lei 13.979/2020, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar para ENDEMIA a atual situação da COVID-19 no Brasil” – publicou o presidente no Twitter. Desde março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica pandemia o que o mundo enfrenta.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

A endemia se refere à alta frequência com que uma doença surge em determinado local, nos casos de doenças recorrentes, típicas, mas para as quais já há uma resposta efetiva à população por parte da rede de saúde. Em nota à Agência Brasil, o Ministério informou que já está adotando as medidas necessárias para reclassificar o status da Covid-19 no Brasil que, atualmente, é identificado com pandemia. “O Ministério da Saúde avalia a medida, em conjunto com outros ministérios e órgãos competentes, levando em conta o cenário epidemiológico e o comportamento do vírus no país”, declarou o órgão.

Caso passe a ser tratada como endemia, a Covid-19 deixará de ser uma emergência de saúde e, assim, restrições como uso de máscaras, proibição de aglomerações e exigência do passaporte vacinal, além de realização compulsória de exames médicos, por exemplo, podem deixar de ser obrigatórias no país.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress