Covid-19: Boletins divulgados pelo estado apresentam dados divergentes sobre municípios da região

Os dados do estado não têm acompanhado os dos municípios, e em muitos casos, os números têm sido alterados pelo estado. São Fidélis registra 13 mortes de pacientes diagnosticados com Covid-19, mas o estado ainda não contabiliza nenhuma delas
reprodução

Nos últimos dias os boletins com dados de Covid-19 disponibilizados pelo Gabinete de Crise para Enfrentamento do Coronavírus da Secretaria de Estado de Saúde têm apresentado dados divergentes de alguns municípios. Nesta semana, por exemplo, o estado elevou, reduziu e elevou novamente o número de casos em São Fidélis. Até a última quarta São Fidélis aparecia com 148 casos. Na quinta o estado reduziu o número para 116 casos e, na sexta, elevou novamente o número para 124 casos. Neste sábado São Fidélis aparece com 122 casos. De acordo com a Prefeitura de São Fidélis, são 245 casos confirmados no município que já registra 13 mortes de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus, mas o estado ainda não contabiliza nenhuma das 13 mortes. Outro exemplo vem de Nova Friburgo. Nesta semana o estado elevou o número de casos do município para 405 na terça, mas na quarta reduziu para 369, na quinta reduziu para 320 e na sexta-feira reduziu novamente para 296, e no sábado, reduziu mais uma vez para 290. Em Nova Friburgo, de acordo com o último boletim atualizado, a Prefeitura contabiliza 330 casos confirmados e 28 mortes. Em relação ao número de mortes em Friburgo, o estado contabiliza 27.

Além das divergências constantes no boletim, o estado não tem conseguido acompanhar os dados dos municípios. Com isso, os dados apresentados pela Secretaria de Estado de Saúde para os veículos de comunicação de todo o Brasil não condizem com a realidade vivida pelo estado. Ao ser questionada sobre os dados de São Fidélis, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) informou através de nota que “percebeu alguma dificuldade de fechamento dos casos no sistema oficial SIVEP GRIPE – onde há a observação online pela Vigilância da SES – pelo município de São Fidélis. As tratativas já estão sendo construídas entre as áreas e uma técnica da SVS foi designada ao apoio junto ao município em questão”, diz a nota. Já a Superintendente de Vigilância em Saúde de São Fidélis informou que vem questionando e pedindo a Subsecretaria de Vigilância do estado que faça a correção nos dados do município no boletim oficial divulgado pelo estado.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress