Covid-19: 2 milhões de pessoas não tomaram nenhuma dose da vacina no Estado do Rio

Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES) aponta ainda que 1,5 milhão de pessoas com idade acima de 5 anos ainda não retornaram aos postos para receber a 2ª dose

Cerca de 2 milhões de pessoas não tomaram nenhuma dose das vacinas contra a Covid-19 no Estado do Rio. Um levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES) aponta ainda que pouco mais de 1,5 milhão de pessoas com idade acima de 5 anos residentes no estado do Rio de Janeiro ainda não retornaram aos postos de saúde para receber a segunda dose das vacinas contra Covid-19 e completar o esquema vacinal primário. A SES alerta para a importância de a população completar o esquema vacinal para evitar as formas graves e óbitos pela doença.

“A principal forma de evitarmos internações e óbitos pela Covid-19 é a vacinação. Estudos mostram que, desde o início da campanha, houve uma redução significativa das formas graves da Covid. Por isso, fazemos um apelo para que a população procure os postos de saúde para receber o imunizante o quanto antes” – afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

O levantamento, realizado com dados registrados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) até o dia 21/06, mostrou que, quando se observa a aplicação da primeira dose de reforço, o número de pessoas com a caderneta em atraso é ainda maior. Das cerca de 12 milhões de pessoas com mais de 18 anos com esquema vacinal completo, seis milhões ainda não receberam nenhuma dose de reforço contra a Covid-19. Os dados analisados podem sofrer alterações diárias de acordo com os registros de doses inseridos no sistema.

Perfil dos internados
A vacinação é a melhor forma de proteção contra os agravamentos pela Covid-19, especialmente as internações hospitalares. A informação, segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da SES, foi constatada após uma análise do perfil dos internados com Covid-19 nas unidades da rede estadual de saúde entre os dias 9 e 10 de junho. O monitoramento mostrou que no período analisado 56 pessoas estavam hospitalizadas, sendo 36 em UTI e 20 em enfermaria. Desse total, apenas 41% estavam como o esquema vacinal completo e uma dose de reforço.

A idade, assim como as comorbidades, são fatores fundamentais para a evolução para as formas graves da Covid-19. Das pessoas entrevistadas pelo CIEVS, a maior parte era de idosos, sendo a mediana de idade de 69 anos. Além disso, 16% dos internados apresentavam alguma comorbidade. Os pacientes avaliados estavam internados no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz), Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann (HERZA) e no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), unidades de referência no estado para o tratamento da doença.

Desde o último dia 30, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação da primeira dose de reforço contra Covid-19 para população de 12 a 17 anos de idade. Com a inclusão dessa faixa etária, serão mais 1,3 milhão de pessoas que deverão receber a vacina de reforço, após completar o esquema vacinal primário.

A aplicação da segunda dose de reforço foi iniciada em 24 de março deste ano, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, na população com 80 anos ou mais. Gradativamente a cobertura foi ampliada e, no momento, a recomendação do MS é que todas as pessoas com 40 anos ou mais, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos que receberam as vacinas AstraZeneca, Coronavac ou Pfizer no esquema primário sejam imunizadas com a dose de reforço. O intervalo mínimo entre um reforço e outro é de 4 meses. As vacinas a serem utilizadas deverão ser Pfizer, Janssen ou AstraZeneca.

Para as pessoas que receberam a vacina Janssen no esquema primário (dose única), o MS também recomenda a aplicação de uma segunda dose de reforço independentemente do imunizante utilizado no primeiro reforço. O intervalo mínimo para a aplicação do segundo reforço deve ser de 4 meses do primeiro.

A Campanha de Imunização contra Covid-19 teve início em janeiro do ano passado e, desde então, mais de 34 milhões de doses já foram aplicadas no estado. Até esta quarta-feira (22.06), 12.756.061 pessoas completaram o esquema vacinal primário, primeira e segunda dose. O dado corresponde a 80% da população a partir dos 5 anos. Quanto às doses de reforço, até o momento, foram aplicadas 6.769.415 doses. Mais de 41 milhões de doses das vacinas foram distribuídas pelo estado aos 92 municípios. A SES orientou as Secretarias municipais de Saúde a adotarem medidas para ampliarem a cobertura vacinal em seus territórios, como a busca ativa de não vacinados e a vacinação extramuros.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress