Cordeiro e Itaocara serão beneficiados com o Programa Limpa Rio

Em Cordeiro, as intervenções vão acontecer em um trecho de 4,7 km no Rio Macuco. Em Itaocara, o serviço contemplará diversos canais

Os municípios de Cordeiro, na Região Serrana do Rio, e Itaocara, no Noroeste Fluminense, serão beneficiados com a limpeza e o desassoreamento de seus recursos hídricos. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) inicia, nesta quarta-feira (10/02), as intervenções em um trecho de 4,7 km no Rio Macuco, em Cordeiro. O objetivo é retirar cerca de 15 mil metros cúbicos de sedimentos para destinação ambiental adequada.

Em Itaocara, o serviço contemplará diversos canais a fim de melhorar as condições de drenagem dos córregos que cruzam a cidade. “Nosso objetivo é atuar de forma preventiva através do Limpa Rio. O programa cumpre um papel fundamental para evitar enchentes e transbordamentos de rios, canais e córregos. Mas é sempre importante frisar que a população precisa fazer a sua parte e não jogar lixo nos rios”, explica o Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Desde o início do ano, o órgão ambiental estadual realiza intervenções em mais de 20 corpos hídricos de 13 cidades: Seropédica, Nova Friburgo, Teresópolis, Duque de Caxias, Japeri, Rio de Janeiro (Bangu), Itaguaí, Rio Bonito, São Gonçalo, Itaboraí, Quissamã, Três Rios e Belford Roxo. Em 2020, o Inea retirou 1 milhão e 198 mil metros cúbicos de sedimentos de 79 rios e canais localizados em 20 cidades fluminenses.

VEJA MAIS

VEJA MAIS