Foi adiada pela segunda vez, apenas em 2015, a exigência de extintores de incêndio do título ABC em veículos automotivos. A decisão partiu do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que deve a publicar em nota na edição desta quinta-feira (26/03) do Diário Oficial da União. Inicialmente, a nova data base para a obrigatoriedade será 1º de julho.
O extintor ABC tem a função de apagar incêncio em materiais sólidos, como pneus, estofamentos e revestimentos, além dos materiais elétricos energizados, como bateria de carro e fiação elétrica, e combustíveis líquidos, como óleo, gasolina e álcool, materiais ao qual se limitam os extintores do tipo BC.
No dia 7 de janeiro, o Contran publicou deliberação prorrogando para 1º de abril o prazo para substituição de extintores de incêndio automotivos com carga de pó BC, pelo modelo ABC. Uma resolução anterior do órgão havia tornado obrigatório o uso desse tipo de extintor desde 1º de janeiro. A exigência provocou uma corrida às lojas e muitos motoristas relataram dificuldades em encontrar o produto.
Os extintores ABC deverão ser utilizados em todos os veículos, sejam eles de passeio, utilitários, caminhão, trator, ônibus e até triciclo automotor de cabine fechada. O condutor que não realizar a exigência a partir da nova data, estará praticando uma infração grave, e terá que pagar uma multa de R$ 127,69, além de perder cinco pontos em sua carteira de habilitação.