Contas mais caras? Descubra como aumentar sua renda

Os brasileiros têm buscado formas diversas para conseguir manter as contas em dia, como empreender, por exemplo

Fonte: Pexels

As contas não param de subir e o bolso do brasileiro tem sofrido com esses aumentos significativos. A alta dos preços dos alimentos, os reajustes na luz e nos combustíveis, bem como as taxas maiores dos juros têm feito a população repensar as formas de complementar a renda para garantir a estabilidade financeira.

Os brasileiros têm buscado formas diversas para conseguir manter as contas em dia, como empreender, por exemplo. Nesse sentido, há quem invista nos próprios talentos – vendendo comida pronta, artesanato, arte etc. – para aumentar a renda.

Quem já tem alguma poupança pode procurar investimentos que aumentem seu patrimônio. Uma opção comum entre os brasileiros é investir em fundos de renda fixa, tesouro direto e ações, utilizando uma corretora forex online para acessar oportunidades que antes eram praticamente inatingíveis.

Uma pesquisa realizada pela Bare International mostrou que 60% dos brasileiros que já estão empregados seguem fazendo trabalhos extras e “bicos” para conseguir complementar a renda. Segundo a gerente da empresa Bare no Brasil, Tânia Alves, este é um movimento normal na atual situação do país: “É, de certa forma, esperada essa necessidade de complementar a renda, já que os salários pouco mudaram e não acompanham a inflação”, afirma.

Isso mostra que até mesmo aqueles que estão empregados não têm condições para bancar as contas mensais. Um estudo realizado pelo IBGE revelou que a média salarial do brasileiro é de R$ 1,380, ao passo que são necessários, em média, R$ 5,970 para cobrir as necessidades básicas de uma família de quatro pessoas.

Com esses dados, fica claro que as contas não fecham e, para mantê-las em dia e não fazer dívidas, é preciso buscar outras formas de complementar a renda.

3 formas de aumentar a renda mensal

Fonte: Pexels

Para evitar a inadimplência e conseguir arcar com todos os boletos, os brasileiros têm feito o possível e, se você se encontra nesta situação, confira as dicas abaixo.

1. Trabalhe com a internet

Não é preciso ser um influenciador digital para conseguir aumentar a renda através da internet, uma vez que existem diversas ferramentas que podem ajudá-lo neste quesito. Para começar é possível, por exemplo, vender produtos de modo informal através das redes sociais – e até mesmo de modo profissional, por meio de sites especializados ou e-commerces.

Outra opção são as pesquisas online. É possível aumentar a renda se cadastrando e participando de diferentes pesquisas em sites ou aplicativos específicos, como Inside Brasil e LifePoints.

2. Faça do seu hobby uma profissão

Muitas pessoas têm talentos que não enxergam como profissão ou como uma forma de aumentar os ganhos. Contudo, esta pode ser uma ótima saída para melhorar a estabilidade financeira.

Para quem gosta de cozinhar, por exemplo, vale fazer refeições ou sobremesas para vender. Quem tem facilidade com artesanato, por outro lado, pode receber encomendas e lucrar com produtos artesanais. E, ainda, quem tem o dom de ensinar pode ganhar uma renda extra dando aulas particulares.

3. Investimentos

Quem está atento ao mundo de ações e aplicações sabe que essa é uma ótima forma de complementar a renda, já que há diversos sites e plataformas que são seguros para investir. Vale lembrar, entretanto, que independentemente do tipo de aplicação, é preciso pesquisar a fim de entender o mercado e as empresas antes de investir o seu dinheiro.

Com essas informações em mente, o ideal é entender o que combina mais com o seu perfil, de modo a fazer com que seja possível complementar a renda sem fazer novas dívidas ou ficar inadimplente.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress