Conta de luz fica mais cara a partir de hoje em cidades atendidas pela Enel

Enel atende a 66 municípios no Estado do Rio: O reajuste será, em média, de 9,70%
Fotos: SF Notícias

Começa a valer hoje (15/03) o reajuste tarifário da Enel Distribuição Rio que foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No Estado do Rio, a Enel atende a 66 municípios. O reajuste para consumidores de baixa tensão, em sua maioria clientes residenciais, foi de 9,72%, e para os clientes de média e alta tensão, em geral indústrias e grandes comércios, o índice aprovado foi de 9,65%. O reajuste será, em média, de 9,70% e passa a vigorar a partir do dia 15 de março.

Os principais fatores que influenciaram este aumento foram compra de energia e encargos setoriais. Esses fatores, que são definidos por lei e regulamentação, que não são gerenciados pela companhia, representam juntos 4,76% do reajuste tarifário deste ano. Do reajuste total, a parcela que cabe a atividade de distribuição de energia correspondeu a apenas 0,69%.

A compra de energia foi impactada pelos elevados custos de geração de energia no Brasil – uma vez que os reservatórios das hidrelétricas continuam baixos -, além da elevação do custo de energia da usina de Itaipu, em função do aumento da variação cambial. Já o aumento dos encargos setoriais deve-se a maiores despesas e subsídios embutidos na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) – fundo administrado pelo Governo para custear alguns subsídios às tarifas.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress