Consumo de energia pode aumentar em até 35% durante o Inverno

chu quente
Fotos: SF Notícias

O inverno chegou nesta segunda-feira (20/06) e junto com ele o consumo de energia aumenta. Banhos quentes, secador de roupas e cabelo podem fazer a conta de luz aumentar em até 35%. O chuveiro elétrico, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é um dos maiores consumidores de energia dentro de casa.

Para economizar, a população pode, segundo a Aneel, reduzir o tempo do banho e fechar o registro na hora de passar o sabonete ou xampu, além de colocar o consumo do chuveiro na posição verão, na qual a água fica um pouco mais fria e o consumo de kWh diminui.

Outra dica é não colocar as roupas para secar atrás da geladeira, pois isto faz o aparelho consumir mais energia. tomadasO adequado é aproveitar ao máximo o calor do sol, que ajuda a diminuir também o uso da secadora.

Dar prioridade aos produtos com o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), que indica quais são mais econômicos, também ajuda a economizar. Os produtos que apresentam notas A, ou B têm maior eficiência energética, ou seja, consomem menos energia que as que indicam notas D ou E. Também é preciso ficar atento às condições dos aparelhos.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress