Em abril deste ano, as empresas We Are Social e Meltwater atualizaram o relatório anual do Brasil sobre dados do mundo digital. Os números apontaram que são mais de 144 milhões de contas de brasileiros nas redes sociais, um aumento de 2 milhões em relação a 2023. Isso significa que 66,3% da população total do país estão ativos nas redes. O estudo ainda apontou que o Brasil ficou na segunda colocação em usuários que passam mais tempo on-line, com média de 9h13, atrás apenas da África do Sul, com 9h24.
Com número tão expressivos, é sabido que as redes sociais são um campo fértil para gerar dinheiro. Mas quais são as maneiras que podemos monetizá-las? Larissa de Britto, especialista em Marketing, Estrategista em Conteúdos Digitais e professora de Comunicação e Multimeios da UniCesumar, explica as possibilidades.
“Atualmente, a monetização de conteúdos nas redes sociais abrange uma variedade de estratégias que aproveitam a vasta audiência dessas plataformas. Assim, aqueles que desejam obter alguma renda financeira a partir de conteúdos desenvolvidos poderão atuar com:
- Marketing de influência, ou seja, criadores que geram receita por meio de parcerias e patrocínios com marcas, nos quais promovem produtos e serviços em troca de pagamentos ou comissões.
- Marketing de afiliados também se destaca, permitindo ganhar comissões sobre vendas geradas por meio de links promocionais.
- Implementação de assinaturas e conteúdos exclusivos em plataformas como YouTube ou Instagram, que oferecem uma forma direta de receita através do suporte dos seguidores.
- Venda de produtos próprios, como mercadorias e cursos online, que também é uma estratégia popular.
Adicionalmente, destaco que ainda há possibilidade de monetização do trabalho de profissionais que atuam nos bastidores da criação de conteúdo, como: sociais mídias, designs para posts, criadores de websites, pessoas que trabalham com tráfego pago, copywriters, filmmakers e editores de vídeos”, pontua Britto.
Como começar?
A especialista explica que, para começar a gerar receita a partir de uma conta de rede social, é essencial oferecer conteúdo de alta qualidade e encontrar o público-alvo, para que, assim, seja construída uma base sólida de seguidores engajados. “Primeiro, é preciso a criação de um perfil com objetivo definido, com uma estratégia de conteúdo consistente e autêntica. Essas ações são cruciais para atrair e reter audiência. É interessante investir em uma presença em vídeo, pois estabelece uma conexão maior com o público e marca a presença ativa e participativa da audiência. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Vídeo Viewers, houve um aumento de 165% no consumo de vídeos nos últimos cinco anos, com 91% dos internautas brasileiros assistindo a vídeos regularmente”, pontua.
Britto completa alertando a importância de entender as políticas e ferramentas das redes sociais, pois cada uma possui diretrizes e aspectos de conteúdo particulares e, caso algum conteúdo produzido infrinja uma política da plataforma, é possível que a conta sofra uma punição ou até mesmo o fechamento do perfil. “Finalmente, manter-se atualizado sobre as tendências e as melhores práticas do setor garantirá que a estratégia de conversão, bem como a de monetização, sejam sempre adaptáveis e eficazes independentemente do mercado em que atua”, conclui.
Desafios enfrentados
No começo da monetização, é comum que os criadores enfrentem desafios, como conquistar uma base de seguidores significativa e engajada. O crescimento orgânico pode ser lento e competitivo, especialmente em nichos saturados. Criar, desenvolver e postar exigem tempo, criatividade, e, às vezes, recursos financeiros para a produção, equipamentos e softwares de edição. Britto diz que o investimento em impulsionamento nas redes sociais pode ser bem-vindo em alguns cenários. “Para alguns nichos com alta competitividade, como o do segmento da moda, é indispensável o cuidado na sua elaboração e a estratégia de tráfego pago para conquistar engajamento para o conteúdo. Manter uma produção constante de material de qualidade é desafiador. As mudanças frequentes nos algoritmos das redes sociais podem afetar drasticamente o alcance do conteúdo, por isso, é importante se manter atualizado e preparado para as novas tendências”, diz a professora.
Principais plataformas
Em 2024, as oportunidades de ganho financeiro para criadores de conteúdo estão variando dependendo do tipo de conteúdo, do público-alvo e das estratégias de monetização utilizadas. No entanto, Britto destaca algumas plataformas como sendo particularmente promissoras:
YouTube: oferece várias opções de monetização, incluindo anúncios, superchats e parcerias de marca.
Instagram: com o Reels e parcerias de marca, é uma plataforma forte para criadores de conteúdo visual.
TikTok: popular para conteúdo viral e oferece o TikTok Creator Fund, um programa que permite que criadores de conteúdo ganhem dinheiro com vídeos e parcerias de marca.
“Essas são plataformas que disponibilizam de ferramentas para possíveis monetizações. Perceba que todas listadas tratam de conteúdos em vídeos. Em 2024 os vídeos curtos e longos não estão sendo uma tendência passageira; eles representam uma evolução significativa na maneira como os usuários consomem e interagem com os conteúdos nas mídias sociais”, ressalta Britto.
Estratégias para aumentar o engajamento
Para aumentar a visibilidade e as receitas nas redes sociais, segundo a especialista, é essencial adotar uma combinação de estratégias de marketing digital eficazes. “Primeiro, a criação de conteúdo de alta qualidade e relevância é fundamental, pois atrai e retém seguidores, além de incentivar o compartilhamento para amplificar o alcance orgânico. Em segundo lugar, o uso estratégico de palavras-chave e hashtags relevantes ajudam a aumentar a descoberta do conteúdo por novos usuários. Há também a oportunidade de colaboração com influenciadores ou parcerias de marca, que são altamente eficazes, pois permitem que o conteúdo alcance novos públicos. Além disso, investir em anúncios pagos nas redes sociais, como Facebook Ads e Instagram Ads, pode impulsionar significativamente a visibilidade e gerar conversões rápidas”, explica Britto.
A professora conclui dizendo que a análise de métricas e dados de desempenho ajudam a ajustar e otimizar os conteúdos de forma contínua, garantindo que as estratégias sejam baseadas em resultados. “Por fim, e não menos importante, a sua interação deve ser ativa e contínua com a audiência, respondendo a comentários e mensagens, tais ações ajuda não só a construir uma comunidade engajada, mas também demonstra a sua importância com a lealdade daqueles que engajam com você”, completa.
Sobre a UniCesumar
Com mais de 30 anos no mercado educacional e desde 2022 como uma das marcas integradas ao grupo Vitru Educação, a UniCesumar conta com uma comunidade de mais de 400 mil alunos. Atualmente, possui uma robusta estrutura de Educação a Distância (EAD), com mais de 1,3 mil polos espalhados por todas as regiões do país, além de três unidades internacionais localizadas em Dubai (Emirados Árabes), Genebra (Suíça) e Joso (Japão). No ensino presencial, destaca-se o curso de Medicina, oferecido nos campi de Maringá (PR) e Corumbá (MS), juntamente com outros quatro campi localizados em Curitiba, Londrina, Ponta Grossa (PR) e Campo Grande (MS). Como um dos dez maiores grupos educacionais privados do Brasil, a UniCesumar oferece um portfólio diversificado com mais de 350 cursos, abrangendo graduação, pós-graduação, técnicos, profissionalizantes, mestrado e doutorado. Sua missão é promover o acesso à educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus alunos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.
Assessoria de Imprensa UniCesumar/ Vitru
[email protected] I (44) 99145-6003