Conheça aqui os tipos de empréstimos para aposentados

Se você, aposentado, também deseja fazer um empréstimo, veja na nossa matéria quais são as possibilidades e o que é mais vantajoso dependendo da sua necessidade

Imagem: Negócio foto criado por freepik – br.freepik.com

São muitos os tipos de empréstimos disponíveis para que um aposentado possa fazer. Apesar do valor da aposentadoria ser o dinheiro para um descanso remunerado, muitas pessoas usam esta renda para realizar um sonho.

Se você, aposentado, também deseja fazer um empréstimo, veja na nossa matéria quais são as possibilidades e o que é mais vantajoso dependendo da sua necessidade.

Como funciona esse tipo de empréstimo?

O empréstimo para aposentado normalmente conta com taxas de juros baixas, principalmente por ter a garantia de pagamento por meio da aposentadoria. Um dos tipos de empréstimos mais procurados pelos aposentados é o consignado, que desconta as parcelas do valor solicitado na folha de pagamento.

No mercado há muitas opções de empréstimos disponíveis que um aposentado pode solicitar e você vai conhecer eles na sequência dessa leitura.

Como já citamos, muitas pessoas usam o dinheiro da aposentadoria para realizar um sonho. Mas tome cuidado para o sonho não virar pesadelo. Saiba bem para que precisa do empréstimo e se planeje antes de contratá-lo, se não a inadimplência bate à porta.

Um empréstimo para aposentado funciona basicamente igual aos outros tipos, se destacando por suas necessidades e segurança. O cliente passará por uma análise para saber se foi aprovado ou não.

A devolução do recurso acontece por meio de parcelas, com acréscimo de juros e taxas que devem constar em contrato. Além disso, o valor do empréstimo também será definido após essa verificação.

Para fazer um empréstimo para aposentado você vai precisar apresentar os seguintes documentos:

  • RG ou Carteira Nacional de Habilitação;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda, ou seja, um extrato que prove o recebimento do benefício.

Tipos de empréstimos para esse público

No mercado, instituições financeiras oferecem crédito para idosos visto que são um público atrativo devido a garantia de pagamento por meio da aposentadoria.

Porém há diversos tipos de empréstimo para aposentado como: empréstimo pessoal, consignado, empréstimo com garantia, entre outros.

Esses empréstimos podem ser solicitados nos bancos físicos, digitais, ou em outras instituições financeiras.

Empréstimo pessoal

Uma das possibilidades de empréstimo para aposentado é o empréstimo pessoal. Nele é possível que você utilize o valor para diversas finalidades, porém esse não é necessariamente um empréstimo que foi pensado especialmente para aposentados.

A categoria do empréstimo pessoal atinge diversos públicos e possui algumas características. Veja quais são:

Forma de pagamento

Pagamento com débito em conta: com essa opção de pagamento o empréstimo pode agregar taxas de juros mais baixas se o aposentado tiver conta no banco.

  • Pagamento no boleto ou carnê: Os juros podem variar bastante.

Como o banco não terá garantia de que o pagamento será feito na data correta, esses juros podem ser altos. Além disso, esse tipo de crédito realiza a cobrança do Custo Efetivo Total (CET), que é uma taxa de prestação de serviço.

Pagamento com cheque em garantia: pode oferecer boas opções de juros e condições, mas depende do histórico do cliente no mercado financeiro.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é bastante escolhido pelos aposentados, pois o banco tem garantia do pagamento que é descontado na folha e os juros são baixos.

Forma de pagamento

As parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento, diminuindo assim o risco de inadimplência.

Além disso, a taxa desse tipo de empréstimo costuma ser em média de 2% ao mês.

Empréstimo com imóvel de garantia

Normalmente alguns aposentados já estão com a vida estabilizada e possuem uma casa própria, neste caso ele pode optar pelo empréstimo com garantia de imóvel.

Este é um tipo de empréstimo que pode agregar muitas vantagens a qualquer pessoa, inclusive para idosos.

O empréstimo com garantia de imóvel pode disponibilizar um valor mais alto do que em outras categorias, de até 60% do valor do imóvel. Também é possível encontrar taxas mais baixas de juros e prazos longos para pagamento. Analise as opções no mercado e encontre a que mais se adequa às suas necessidades.

Adiantamento do 13º salário

Esse é um tipo de empréstimo simples para aprovação, pois o banco adianta um valor e recebe ele de volta no final do ano.

A modalidade é bem prática e realizada pela maioria dos bancos, liberando o valor em poucos dias na conta do aposentado.

Certamente essa é uma boa opção para quem precisa de dinheiro de forma mais rápida. Porém é importante ter em mente que o valor, que seria a mais no final do ano, já estará comprometido para quitação do adiantamento.

Empréstimo de emergência

Nunca se sabe quando um imprevisto pode acontecer e você precisará de um empréstimo de forma muito rápida.

Para que isso aconteça, é importante seguir algumas dicas que tornam sua avaliação mais simples, certamente o tempo para aprovação diminuirá. Conheça algumas delas:

  • Movimente sua conta bancária;
  • Pague suas contas em dia;
  • Tenha um bom histórico financeiro;
  • Leve comprovantes atualizados da sua aposentadoria;

Empréstimo online

Os empréstimos têm se tornado cada vez mais simples por conta do uso da internet, sendo possível evitar filas e perda de tempo na locomoção.

Atualmente é possível encontrar propostas e fazer a análise de maneira 100% online através de sites ou aplicativos.

Porém é necessário tomar cuidado, caso não tenha familiaridade com os serviços online peça para alguém de sua total confiança te auxiliar.

Empréstimo para aposentado com salário mínimo

A maioria dos aposentados recebem um salário mínimo. Porém, vale ressaltar que é possível realizar normalmente um empréstimo financeiro, o que pode acontecer é o valor do empréstimo ser mais baixo.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress