Como escrever o melhor parágrafo para encerrar sua carta de motivação

Uma carta de motivação ou carta de apresentação é um documento que deve acompanhar o currículo se você quiser ter mais chances de conseguir um emprego

Uma carta de motivação ou carta de apresentação é um documento que deve acompanhar o currículo se você quiser ter mais chances de conseguir um emprego. Tem como principais objetivos promovê-lo enquanto candidato e expressar seu entusiasmo por um novo cargo. Se você está escrevendo uma carta de motivação e quer se assegurar de que a termina da melhor maneira possível, então confira nossas dicas.

Demonstre gratidão
Ao escrever o último parágrafo, nunca se esqueça de demonstrar seu apreço pelo leitor estar considerando sua candidatura. Ler uma carta de motivação leva tempo e um recrutador pode ler dezenas ou centenas de documentos por dia, por isso transmita seus agradecimentos.

Pode começar o último parágrafo escrevendo: “Obrigado por ter tomado o tempo necessário para ler meu currículo” ou “agradeço por seu tempo e consideração”.

Expresse seu entusiasmo
Mostre que está realmente interessado em ser chamado para uma entrevista. Porém, não caia no erro de exigi-la ou referir que irá ligar para o escritório para saber qual o estado da candidatura. Isso poderá ser considerado um pouco rude e passar uma má imagem.

Pode inserir uma frase como: “Estou realmente interessado nessa vaga, que representa aquilo que pretendo para minha carreira”. Também pode especificar melhor seu entusiasmo. Para uma vaga de vendedor de automóveis, por exemplo, pode referir: “Adoro automóveis e desafios, pelo que esse emprego seria perfeito”.

Não se foque em suas próprias necessidades
É evidente que você se candidatará devido a suas próprias motivações e necessidades, mas lembre-se de que uma carta de apresentação deve descrever o que você pode fazer pela organização, não o contrário. Assim, não use sua carta de motivação para apresentar seus objetivos de carreira de longo prazo. Se está se candidatando a uma vaga como contador, não mencione, por exemplo, que no futuro pretende ser diretor de uma multinacional.

Explique sucintamente seu valor
O parágrafo final de uma carta de apresentação deve lembrar ao recrutador o valor que trará à organização se for contratado. Para fazer isso, estude o anúncio de emprego antes de escrever sua carta. Pergunte-se: que problemas a empresa está tentando resolver com esta contratação? Que habilidades importantes poderei levar para a organização?

Uma empresa de importação de aparelhos que esteja procurando um tradutor de mandarim para português, por exemplo, pode ter como desafio traduzir as instruções dos produtos para nosso idioma. Assim, você poderá referir algo desse gênero: “Por ter passado 10 anos estudando mandarim e por meu interesse por eletrônica, estou certo de que tenho as habilidades certas para essa vaga”.

Use uma fórmula de despedida profissional
Abaixo do último parágrafo coloque sempre uma expressão profissional, como “Atenciosamente”, “Cordialmente”, ou “Com os melhores cumprimentos”. Essa é a maneira tradicional e correta de terminar qualquer carta.

O parágrafo para encerramento perfeito
Juntando todas as dicas referidas acima, poderá escrever um parágrafo para encerramento que impressione positivamente o recrutador. Deixamos-lhes um exemplo para um profissional de recursos humanos:

Obrigado por ter tomado o tempo necessário para ler meu currículo. Acredito genuinamente que meus 7 anos de experiência e paixão por recursos humanos ajudarão a vossa organização a selecionar os profissionais mais competentes. Também estou particularmente entusiasmado em poder criar programas de treinamento. Espero ter a oportunidade de falar consigo brevemente.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress