Como customizar e deixar o seu blog mais atraente

Os blogs apresentam recursos que dispensam grandes investimentos. Eles possuem ferramentas que facilitam a personalização e a criação de layouts atraentes.

Por isso, em se tratando de blogs, não há a necessidade de conhecer métodos avançados de linguagem de programação, pois os seus recursos são intuitivos e práticos.

Apesar dessa vantagem, é importante saber como personalizar o seu blog, conferindo para ele um visual mais dinâmico e agradável para os seus leitores.

Lembre-se que é importante investir em um bom layout. O visual bonito conta pontos para atrair a atenção do público.

Além de ser bonito, um blog tem que apresentar fácil navegação. Por isso, na hora de personalizar é importante saber onde colocar abas e outros links importantes.

Preocupe-se com a identidade do seu blog

A personalização de um blog não é uma tarefa difícil. Em caso de dúvidas, é possível contar com um vasto material na internet que traz dicas e orientações.

Há atualmente vídeos e artigos que explicam os detalhes de customização para vários tipos de plataformas, tais como o WordPress, o Joomla e o Drupal.

Independente da plataforma utilizada é importante saber que o processo de customização do seu blog significa que você vai conferir para ele uma identidade.

Um blog com um visual bem trabalhado e bem construído se torna um diferencial e um atrativo que demonstra qualidade em relação à infinidade de blogs existentes.

É nesse contexto que os templates ganham importância. Os templates são páginas que já apresentam alguns elementos visuais importantes para o seu blog.

Graças a eles, não é necessário conceber do zero toda a estrutura do seu blog, pois os templates tornam o seu trabalho mais ágil.

Além disso, cada plataforma (Joomla, WordPress, etc.) possui os seus próprios templates. Lembre-se que o ideal é optar por temas coerentes com o assunto do seu blog.

Dicas para personalizar melhor o seu blog

Se os templates são importantes, a maneira como você organiza os elementos em cada página também merece atenção. Por isso, um blog atrativo é um blog que apresenta organização e fácil navegação.

E quando o assunto é personalizar o seu blog, algumas das dicas mais recomendadas são:

Arquitetura de Informação

Facilite a navegação do seu leitor e torne o seu layout amigável “arquitetando” as informações adequadamente, pois os links e todos os elementos importantes que constituem a página devem ser facilmente encontrados.

Pense na hierarquia de informação na hora em que você for conceber o seu layout. Títulos, textos e imagens devem estar bem alinhados, mantendo a leitura agradável.

Quanto mais organizados estiverem os elementos de uma página, mais tempo os seus leitores permanecerão em seu blog.

Fontes

Será que o tamanho atual e o tipo de fonte estão auxiliando a navegação do seu público? Será que a fonte que você utiliza combina com as imagens do layout?

A recomendação é que para textos corridos o ideal é utilizar as fontes mais tradicionais, tais como a Verdana. Já para o título e outros elementos da página, é possível optar por fontes diferenciadas.

Dependendo do tipo do seu blog e do perfil do público, use fontes rebuscadas e chamativas, mas sempre com moderação. Em geral, use sempre fontes legíveis e que melhor se adaptem ao layout.

Plugins

Visto que personalizar o seu blog implica em dar para ele uma identidade, torná-lo acessível e atraente, o ideal é pensar em recursos que irão ajudar você nesse processo.

Os plugins são recursos que conferem mais funcionalidades para o seu blog, assim como melhorar o seu desempenho em diversos aspectos.

É possível contar com plugins para personalizar melhor o seu blog, como por exemplo, aqueles que são capazes de alterar o tipo de fonte, conferindo uma melhor visualização do texto.

Há também plugins que permitem o carregamento mais rápido das páginas, bem como plugins que bloqueiam spam ou disponibilizam alterar totalmente o layout do seu blog.

Templates pagos

Para a maioria dos projetos ainda em início é interessante optar por templates grátis, pois eles são eficientes e ainda resultam em economia. Porém, com o passar do tempo, vale a pena investir em temas pagos.

Eles possuem mais recursos, mais opções de personalização e podem melhorar ainda mais o seu blog. E quando o assunto é personalização, os temas pagos oferecem mais liberdade e opções para melhorar a experiência do seu público.

Conclusão

As pessoas na internet apreciam navegar de maneira ágil e sem imprevistos. Blogs com visual pouco atrativo e confuso geram péssimas experiências ao usuário.
Por fim, dê a atenção que o layout do seu blog merece. Mostre para o seu público que, além de conteúdo, você tem a preocupação de oferecer a eles uma agradável experiência quando acessarem o seu canal de informações.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress