Comerciantes populares e lojistas esperam lucrar com a volta da Festa de São Fidélis

Barraca do Jorge Barcelos

Com a festa de São Fidélis a economia da cidade é fortemente aquecida, o comércio e a hotelaria são os que mais lucram nesse período do ano no setor terciário. A expectativa de lojistas gera investimentos e aumento de estoque, enquanto nos hotéis e pousadas do município são esperadas reservas desde o final do carnaval, quando começão as especulações sobre a tradicional festa do padroeiro.

Em entrevista, Israel Almeida, gerente do Hotel Leican, disse que para o final de semana da festa todos os apartamentos foram reservados, indicando um crescimento de mais de 100% comparado à festa passada, e ainda nos contou de que as reservas feitas são de pessoas de toda a região. Israel acredita que esse aumento é devido a programação de shows , que não existiu no ano passado.

Nas ruas da beira rio já foram montadas barracas, e o comércio popular que sempre foi um dos atrativos da festa, porém vem perdendo força com o passar dos anos. Em conversa com Jorge Barcelos, barraqueiro há 45 anos, e há 26 anos expondo seus produtos na festa de São Fidélis, disse que anda cada vez mais difícil de trabalhar na cidade, a prefeitura aumentou a tarifa cobrada para R$164,00 o metro, e a falta de apoio e infraestrutura para os comerciantes continua a mesma. “Falta banheiro para a gente ir, o único que tinha era o da quadra que não existe mais e nem banheiro químico colocaram pra gente.”

Já a Associação Comercial  Industrial e Agrícola de São Fidélis, disse em nota através do seu presidente Arionir Medeiros que no geral o comércio popular não traz transtornos aos comerciantes locais, e que nesse período todo os setores da economia do município são beneficiados pela festa. Dos lojistas associados lucrando com as compras de morados e visitantes interessados em aproveitar a festa, aos restaurantes que os recebem durante a noite com o grande movimento que a programação atrai para a cidade.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress