Itaocara celebra seus 124 anos com “Primeira Semana de Lazer, Arte e Cultura”

Fotos: Reprodução
Fotos: Cléber Morais |  Reprodução / Vinnicius Cremonez

Pela primeira vez em Itaocara, irá acontecer o evento “I SILAC” (Semana Itaocarense de lazer, arte e cultura), que foi lançado no dia 08 de Outubro (Quarta), para festejar os 124 anos do município. A programação está marcada para os dias 24 a 28 desse mês, com apresentações e exposições variadas, de autoria dos próprios munícipes.

Em entrevista com a nossa equipe, um dos organizadores do evento, Ronald Thompson, contou sobre como surgiu a ideia de realizarem essa semana de lazer, arte e cultura, e lembrou que há muitos anos, o aniversário do município tinha uma grande programação, que envolvia música, vernissages, noite de autógrafos, sessões da Academia Itaocarense de Letras, além de shows com os artistas da terra e muitas outras atrações. Com o tempo, isso foi ficando de lado, então, após um dos seus programas de rádio, conversou com dois amigos do Rotary Clube de Itaocara, Rogério Marques e Jaime de Lima, falando exatamente sobre isso.

“De repente surgiu a ideia de tomar uma atitude. Então, fomos conversando com pessoas de outras entidades, marcamos uma reunião e a coisa surgiu.” relatou Ronald.

ITAOCARA CENTROAs entidades que estão realizando a I Semana Itaocarense de Lazer, Arte e
Cultura, são a CDL, o Rotary Clube, a Associação Ita Fest, o Centro de Referência e Pesquisa da Cultura Negra de Itaocara, o Grupo Renascer, o Espaço Floral, a Associação dos Movimentos da Consciência Negra de Itaocara, a Associação das Confeccionistas, o Movimento Artístico Calçadão Cultural, a Associação Itaocarense de Artistas, o Projeto Piabanha, a Liga das Escolas de Samba e a Radio 87.9 FM.


O organizador contou também, que os shows serão todos com músicos de Itaocara, como também as obras de arte e os poetas. “Não é xenofobia, mas sim o momento de festejar o aniversário da cidade. Então, é época de destacar os talentos da nossa Aldeia da Pedra (Itaocara na língua dos tupis).” completou dizendo.

Ele explicou ainda, que existe uma intenção maior por trás da I SILAC, que é congregar a Sociedade Civil Organizada, e ter maior participação nos assuntos relevantes para o desenvolvimento do Município. “Itaocara tem um setor privado vibrante, como fábricas de móveis, de alimentos, de gaiolas e de doces. No setor de Confecções de Itaocara emprega mais de 600 pessoas,  nosso comércio é moderno e é o maior empregador do município.” Enfatizou Thompson. 

ITAOCARA RJ 158 2Concluiu falando, que os artistas da cidade são de primeira linha, e Henrique
Resende, por exemplo, atualmente é um dos maiores artistas plásticos do Brasil. Há um projeto Piabanha, que é a Organização Não Governamental que mais conhece o Rio Paraíba no Brasil, e irão falar em conferências no país e no exterior.

“Não podemos ficar de braços cruzados, nem esperando eleições de quatro em quatro anos, pra algo mudar. Pra nós, o tempo é o agora e chega de reclamações e lamúrias. Queremos influência nos destinos do município, de modo positivo, e fazer verdadeiramente a diferença. A SILAC é apenas o primeiro passo. Outros mais vão vir, ao invés de esperar, queremos saber o que podemos fazer para colaborar com a melhoria do município.” Terminou dizendo.

 

Confira as datas e horários de toda a programação do evento:

Dia 24 de Outubro – Sexta-feira10403972_750911514973995_8259968289487823644_o
Abertura dos Stands; Local: Calçadão do Centenário; Horário: 16 horas.
Poesia na Praça; Local: Quiosques; Horário: 17 horas.
Apresentação de Zumba; Local: Quiosques; Horário: 20 horas.
Show: Klebinho e Osvaldo; Local: Quiosques; Horário: 21 horas.

Dia 25 de Outubro – Sábado

Desfile de Moda; Local: Quiosques; Horário: 20 horas.
Show: Beija Flor Noturno; Local: Quiosques; Horário: 21 horas.

Dia 26 de Outubro – Domingo

Oficina do Projeto Piabanha; Local: Estação experimental; Horário: nove horas.
Mineiro Pau; Local: Quiosques; Horário: 20 horas.
Show: Everardo; Local: Quiosques; Horário: 21 horas.

Dia 27 de Outubro – Segunda-Feira

Lançamento do Show de Prêmios da CDL; Local: Calçadão do Centenário; Horário: dez horas.
Apresentação de Dança do Grupo Renascer; Local: Quiosques; Horário: 20 horas.
Show: Alírio; Local: Quiosques; Horário: 21 horas.

Dia 28 de Outubro

Entrega de homenagens das entidades organizadoras; Ato Ecumênico; Local: Calçadão do Centenário; Horário: nove horas.
Apresentação no Telão, da Final do Ita Fest; Local: Quiosques; Horário: 19:30 horas.
Show: Silvaninho e Mauro; Local: Quiosques; Horário: 21 horas.

rio-itaocara

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress