Com presença do governador, Colégio Cívico-Militar é inaugurado em Cordeiro

No município, Witzel também vistoriou as obras do cinema que está sendo construído dentro do programa ‘Cinema da Cidade’
Fotos: Carlos Magno

Ao longo desta segunda-feira (03/08) o governador do Estado do Rio visitou três municípios da Região Serrana do Rio. Entre eles, Cordeiro, onde Wilson Witzel participou da inauguração do C.E. 2º Tem. BM Sérgio Rodrigues da Silva, a décima segunda unidade voltada ao Ensino Cívico-Militar no estado, que funcionará anexa ao Colégio Cenecista Santa Mônica, no centro da cidade. O colégio recebeu este nome para homenagear o bombeiro que foi morto em serviço, em 2008, em Nova Friburgo. Os estudantes terão disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, além de conhecimentos específicos do ensino cívico-militar. A escola funcionará em horário integral e terá parceria com o Corpo de Bombeiros. Além do governador, estiveram presentes o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, o secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, coronel Roberto Robadey, o coronel Ricardo Macedo, da Diretoria Geral de Ensino e Instrução (DGEI), e o prefeito de Cordeiro, Luciano Ramos. A solenidade também contou com a presença de professores e profissionais da escola. (continua após a imagem)

Segundo Witzel, o Ensino Cívico-Militar é voltado para os jovens que têm uma vocação para a vida militar que poderão, a partir de agora, começar este processo de aprendizagem. “O currículo diferenciado também é outro destaque que os estudantes terão com o formato destas unidades. Nosso propósito é formar grupos de estudos e pesquisas para que estes alunos possam participar de competições nacionais e internacionais” – destacou o governador. Ainda em Cordeiro, Witzel vistoriou as obras do cinema que está sendo construído dentro do programa ‘Cinema da Cidade’. “Viemos a Cordeiro para consolidar o compromisso com a Cultura do Rio de Janeiro. Esta será a primeira entrega do projeto ‘Cinema na Cidade’ no Brasil, que está sendo feito em parceria entre o Governo do Estado e a Ancine. Isso vai permitir que os moradores da cidade e do entorno possam desfrutar de cultura e lazer próximo de casa” – disse o governador. (continua após a publicidade)

As obras do cinema em Cordeiro foram retomadas em junho pela empresa responsável. Segundo o governo do Estado, o serviço, que já está com cerca de 30% executado, segue todas as medidas de saúde necessárias no período de pandemia da Covid-19. As cidades de São Pedro da Aldeia, São Fidélis, Miracema e Bom Jardim também serão beneficiadas e estão com seus processos de licitação em andamento. De acordo com a secretária de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, o cinema de Cordeiro terá equipamentos de última geração e está sendo construído em um terreno que pertencia ao município. “Haverá duas salas – uma em 3D e outra em 2D. Essa é a missão da nossa pasta: levar as artes para onde não há opção no interior fluminense” – disse.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress