Com estoque baixo, Hemocentro Regional apela para coleta externa de sangue

As doações seguem na média de 20, quando o ideal seria a de 70/dia; nos próximos dias a unidade móvel do Hemocentro estará em Bom Jesus do Itabapoana e Quissamã poderão doar

Fotos: Comunicação Campos

O Hemocentro Regional atende à demanda de sangue de todos os hospitais de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, e mais 16 municípios. Mas, as doações seguem na média de 20, quando o ideal seria a de 70/dia. Em tempos de estoque crítico, as cirurgias eletivas – aquelas marcadas com antecedência – acabam sendo adiadas pela falta de bolsas de sangue. Parta reverter esse quadro a unidade busca sensibilizar um maior número de doadores, não só do município sede do banco de sangue, mas também de cidades vizinhas. Segundo a assistente social, Maria Gonçalves, a carência é grande. “Estamos precisando de todos os tipos sanguíneos. Às vezes uma única pessoa depende de muitos doadores. Com a chegada de mais um feriado prolongado o número de doadores diminui e nossa demanda aumenta por causa de acidentes e outros fatores”, comentou Maria se referindo feriado municipal de Santo Amaro, nesta sexta-feira (15).

Ainda segundo a assistente social, além da doação no próprio Hemocentro Regional, que funciona todos os dias, inclusive feriados, das 7h às 18h, anexo ao Hospital Ferreira Machado, há também a coleta externa que já tem programação para esse mês. No dia 19 a coleta externa será na Santa Casa de Misericórdia de Campos, das 8h às 15h; no dia 21 o ônibus do Hemocentro estará em Bom Jesus do Itabapoana (em frente ao Hospital São Vicente de Paulo), das 9h às 15h; no dia 26 moradores de Conselheiro Josino poderão doar (Igreja Adventista do 7ª Dia), das 8h às 15h; já em Quissamã (Praça da Igreja Matriz) a doação será das 8h às 15h no dia 28.

Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Doadores com idades de 16 e 17 anos devem preencher formulário próprio fornecido pelo Hemocentro Regional de Campos, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, e com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Já doadores com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.

VEJA MAIS

VEJA MAIS