Com duas locomotivas e 15 vagões, um trem que saiu de Recrio, em Minas Gerais, e seguia para uma das sede da Ferrovia Centro Atlântica, em Campos, descarrilhou na tarde de ontem em São Fidélis,no trecho conhecido como Morro do Gambá, às margens da RJ 158.
O trem saiu na última segunda-feira, dia 27 da sede da FCA em Recrio com destino a cidade campista, e em seguida, será levado para o estado da Bahia, onde será usado para o transporte de mercadorias. Em Minas Gerais, ele era usado no transporte de mineiro e bauxita.
Segundo os funcionários da empresa, a sede em Recreio foi desativada, e com isso, todas as composições que estão lá, serão trazidas para Campos. O trecho que passa por São Fidélis (linha que começa em Brão de Angra (RJ), passa por Campos até Cachoeiro do Itapemirim (ES), incluindo o trecho em Recreio e Cataguases) e outros municípios da região Norte e Noroeste Fluminense, também será desativado pela concessionária que administra a ferrovia.
Segundo os maquinista, umas das locomotivas descarrilhou devido a falta de conservação da linha férrea. As madeiras que estavam podres foram trocadas por novas, para que o trem pudesse seguir os trilhos.
Ainda de acordo com os funcionários, um trem como esse costuma levar 500 toneladas de uma mercadoria, o equivalente há mais de 15 carretas.
Até o fechamento dessa matéria, o trem ainda permanecia no local. O SF Notícias prepara uma matéria especial, onde iremos falar sobre a importância da ferrovia que está preste a ser desativada pela Ferrovia Centro Antlântica, com relatos de pessoas em que o trem, fez parte de suas vidas.