Com doações em baixa no Hemocentro Regional, cirurgias eletivas, marcadas previamente, podem ser adiadas

A queda no número de doadores vem sendo registrada desde a semana passada e preocupa a equipe do Hemocentro

Foto: Júlio Tinoco

A equipe do Hemocentro Regional de Campos, no Norte Fluminense, que fornece bolsas para várias unidades hospitalares da região, está preocupada com a baixa no estoque de sangue da unidade, que tem recebido uma média inferior a 20 doadores/dia, quando o necessário seriam 70 doações diárias para equilibrar o banco de sangue. A queda vem sendo registrada desde a semana passada e se esse quadro não mudar as cirurgias eletivas, marcadas previamente, podem ser adiadas. A assistente social da unidade, Maria Gonçalves, retrata que a área de acolhimento dos doadores está ficando vazia a maior parte do dia. “Temos nos deparado com o local de acolhimento de pessoas para doação de sangue vazio, por muitas horas. Uma cena preocupante e infelizmente recorrente há mais de uma semana ”, comentou.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

O Hemocentro funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Doadores com 16 e 17 anos devem preencher formulário próprio fornecido pelo Hemocentro Regional de Campos, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, e com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.

“Além de incentivar os doadores para que compareçam à sede do Hemocentro Regional, anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM), estamos promovendo o agendamento de visitas com a Unidade Móvel. O nosso protocolo é muito simples, basta ligar para os telefones (22) 98175-2599 ou (22) 98126-4066. Depois fechamos uma lista de intenção de doadores e marcamos o dia da visita”, disse Maria Gonçalves. O horário da Unidade Móvel é das 9h às 15h. Hoje e na quinta a unidade móvel estará em São Fidélis, através do Projeto USE (Confira AQUI). No dia 17 moradores de Bom Jesus do Itabapoana e cidades vizinhas poderão doar. No dia 19 a unidade móvel estará no Corpo de Bombeiros de Campos, e no dia 24 na Santa Casa de Misericórdia de Campos. No dia 26 doações serão coletadas no Açu e no dia 31, na Igreja Universal do Reino de Deus – 15 de Novembro.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress