Com chegada da gripe aviária na região, Prefeitura de São Fidélis pede para população não alimentar pombos

Em nossa região foi confirmado um caso de ave silvestre contaminada com o vírus H5N1, em São João da Barra.

A recente confirmação de casos de infecção pelo vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) – H5N1 – em aves silvestres no Brasil acendeu um alerta. O Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional em função da detecção da infecção pelo vírus. Autoridades dos estados e regiões onde os casos foram detectados tomam medidas para prevenção.

Siga o SF Notícias no Instagram através do @sfnoticias

Em nossa região, foi confirmado um caso de ave silvestre contaminada com o vírus H5N1. A ave é da espécie Thalasseus acuflavidus (nome popular Trinta-réis-de-bando) e foi encontrada em São João da Barra, litoral Norte do Rio de Janeiro. Das pessoas que tiveram contato com a ave, 04 apresentaram sintomas respiratórios, mas segundo a Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) de Campos exames descartaram a contaminação.

Em São Fidélis, a Prefeitura Municipal vem pedindo aos moradores e visitantes para que não alimentem pombos em praças. O pedido foi feito em um carro de som nas ruas da cidade. O objetivo é diminuir a proliferação das aves na cidade e preservar a saúde humana. O Ministério da Saúde reforça que nenhum caso da doença em humanos foi confirmado no país. A gripe aviária é uma doença que afeta principalmente aves domésticas e silvestres, mas pode acometer seres humanos através do contato com animais doentes, vivos ou mortos, e locais contaminados.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress