Com cancelamento do horário de verão, usuários devem tirar atualização automática do relógio no Android

Alguns celulares podem mudar o horário automaticamente às 23h59 deste sábado (19/10), como se o horário de verão ainda estivesse valendo
Foto: SF Notícias

Pela primeira vez em 34 anos, o final de ano não terá horário de verão no Brasil. Mas, o cancelamento da medida neste ano pode provocar dor de cabeça aos usuários do Android ou iOS. Alguns celulares podem mudar automaticamente o horário às 23h59 deste sábado (19/10), como se o horário de verão ainda estivesse em vigor. Para evitar esse problema, o Google publicou um anúncio em seu blog oficial pedindo que usuários de Android no país alterem as configurações automáticas de data e hora. De acordo com a empresa, devido às diversas alterações no horário de verão no ano passado e com seu cancelamento em 2019, alguns celulares podem não ter a informação necessária para evitar que o relógio seja alterado automaticamente. “Para não correr o risco de perder compromissos, você pode definir a hora manualmente antes da meia noite do domingo, dia 20 de outubro, data em que começaria o horário de verão” – publicou o Google. Para os aparelhos que não forem impactados na madrugada do dia 20, existe a possibilidade de que a mudança automática aconteça no dia 3 de novembro, já que a regra mudou em 2018. Nesse caso, valem as mesmas recomendações do Google (Veja como alterar as configurações no final da matéria).

Caso o telefone não sofra nenhuma alteração de horário em nenhuma das duas datas, significa que o aparelho já foi atualizado pelos fabricantes ou, então, está seguindo as regras da operadora, que usam as antenas para enviar informações como a hora certa, por exemplo. No ano passado, usuários foram prejudicados com a atualização automática do relógio, pois a data de início do horário de verão sofreu três alterações: uma solicitada pelo TSE, por conta das eleições, e outra solicitada pelo MEC, por conta do Enem. Na madrugada do dia 21 de outubro de 2018, celulares das operadoras Vivo e Claro adiantaram de forma automática para o horário de verão. Em vigor desde 1985, o horário de verão foi cancelado em 2019 através de um decreto assinado em abril pelo presidente Jair Bolsonaro. Naquele mês, em um café com jornalistas, o presidente disse que, para o futuro, a tendência é que a mudança nos relógios seja eliminada do calendário do país.

Para alterar as configurações automáticas de data e hora basta seguir o passo-a-passo abaixo:
Em aparelhos Android: Entre no menu Configurações e procure o item chamado “Sistema”, depois, escolha “Data e Hora” ou algo similar (em alguns aparelhos talvez não seja necessário passar pelo menu “Sistema”). Desative as opções “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático”.
Embora a Apple não tenha feito nenhum pronunciamento a respeito, a mudança automática pode acontecer também em aparelhos com o iOS, para evitar basta acessar a tela de “Ajustes” do aparelho e entrar em “Geral; Toque em “Data e hora” e desmarque a opção “automaticamente”. Então, faça os ajustes necessários para deixar a hora correta.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress