Com baixo número de doações de sangue, estoque do Hemocentro Regional preocupa

Unidade faz um apelo para que quem já é doador, verifique se está no período para retornar e se possível leve um amigo ou familiar para doar também
Fotos: Comunicação Campos

O Hemocentro Regional de Campos, no Norte Fluminense, vem registrando nas últimas semanas um baixo volume de doações de sangue. O fluxo médio de comparecimento dos doadores por dia tem sido inferior a 20, sendo que a média apontada como ideal para manter o estoque equilibrado é de 70 doações diárias. Segundo a assistente social, Maria Gonçalves, é fundamental que todos que já são doadores regulares, compareçam ao Hemocentro nesse momento. “Com esse número pequeno de doações de sangue nosso estoque vai baixar rapidamente e não queremos chegar a um nível crítico. Quem já é nosso doador, por favor, verifique se está no período para retornar e se possível traga um amigo ou familiar para doar também”, completou Maria.

Além das doações na sede do Hemocentro, que funciona diariamente, das 7h às 18h, instituições públicas, empresas, condomínios e municípios podem colaborar agendando uma visita da Unidade de Coleta Móvel, através dos telefones (22) 98175-2599 e (22) 981264066. O diretor administrativo do HFM, Gilberto Nunes, que é doador regular, aproveitou para fazer a sua parte. “Todos nós podemos fazer o bem de alguma forma. Doando sangue nós praticamos isso e ajudamos a salvar vidas”, disse. Para doar é preciso estar em boas condições de saúde, apresentar documento original de identidade com foto, pesar mais de 50 Kg, ter entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.

VEJA MAIS

VEJA MAIS