Com baixo estoque de sangue, cirurgias eletivas na rede estadual são suspensas

Serão priorizadas as cirurgias de urgência e emergência
Fotos: Divulgação

A Secretaria de Estado de Saúde anunciou que, em consequência da greve dos caminhoneiros, vai suspender a realização de cirurgias eletivas na rede estadual a partir desta segunda (28/05). Segundo a SES, o estoque de sangue do Hemorio está baixo e até o fim da manhã deste domingo apenas três doadores compareceram ao Hemocentro.

O secretário de estado de Saúde, Sérgio Gama, informou que a situação está sendo monitorada 24 horas por dia. “Todas as nossas unidades estão em funcionamento, mas com os baixos estoques de sangue precisamos priorizar as cirurgias de urgência e emergência. Quem morar ou trabalhar próximo ao Hemorio e puder doar sangue vai nos ajudar a salvar vidas. O Hemorio funciona todos os dias, inclusive nos fins de semana e feriados’ – disse.

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.

Em nossa região, os moradores podem doar em Campos, no Hemocentro do Hospital Ferreira Machado que funciona diariamente, das 7 às 18h, e em Friburgo, no hemocentro que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h as 11h30, anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã.

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress