Coleta de lixo feita com caminhão improvisado coloca vida de trabalhadores em risco, em Cordeiro

Nesta quinta (10), um dos trabalhadores ficou ferido ao cair do caminhão; O acidente poderia ter sido evitado com o uso de equipamentos de segurança
Fotos: Divulgação/ Leitores

Uma tragédia anunciada. Esse foi o comentário de vários moradores de Cordeiro na tarde desta quinta-feira (09/08) após um funcionário cair de cima de um caminhão que faz a coleta de lixo no município. O homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros com suspeita de fratura no braço.

Segundo os moradores, os trabalhadores estão arriscando as vidas sem qualquer tipo de equipamento de segurança, e que além de o caminhão não ser adequado para a coleta de resíduos, o veículo estaria em péssimas condições.

“Infelizmente essa era uma tragédia anunciada. Sem caminhões e material de segurança adequados, esses trabalhadores estão correndo riscos enormes. Sempre observo e muitos estão sobre o lixo com chinelo, camiseta, sem qualquer proteção passando bem próximo a fiação elétrica”. – disse uma moradora.

Exemplo de linha de vida instalada em caminhão

De acordo com a Técnica de Segurança do Trabalho, Dayse Maia Granja, apesar de o caminhão não ser adequado para esse serviço, se o veículo tivesse uma linha de vida, o acidente poderia ser evitado.

“Não é o veículo apropriado para coleta de lixo, mas se instalar uma linha de vida no caminhão e o funcionário estiver usando cinto de segurança em todo tempo ancorado na linha de vida não teria problemas” – explica. Ela ressalta que para isso o funcionário tem que ser treinado em trabalho em altura, conforme NR 35.

Os trabalhadores também precisam utilizar o EPI – Equipamento de Proteção Individual para riscos físicos, químicos, biológicos, de acidentes e ergonômicos. Todos os equipamentos devem ser oferecidos pela empresa conforme norma regulamentadora, nesse caso pela Prefeitura, responsável pela coleta de lixo.

Em nota, a Prefeitura informou que a Secretaria de Serviços Públicos de Cordeiro está oferecendo atenção integral ao funcionário acidentado e a seus familiares, incluindo os serviços hospitalares e assistência básica. Mas, não respondeu os questionamentos da nossa equipe quanto aos caminhões e as condições em que os funcionários trabalham, nem se os caminhões adequados seriam adquiridos e por qual motivo os trabalhadores não usam equipamentos de segurança.

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress