Cobrança extra na conta de luz: Aneel mantém bandeira amarela em março

Segundo a Aneel, os principais reservatórios de hidrelétricas do SIN ainda apresentam estoques reduzidos para essa época do ano
Fotos: SF Notícias

A bandeira tarifária permanecerá amarela em março, com custo de R$1,343 para cada 100kWh consumidos. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em fevereiro, houve registros significativos de precipitação nas principais bacias do Sistema Interligado Nacional (SIN) e março ainda é um mês típico do período úmido nessas regiões. Entretanto, os principais reservatórios de hidrelétricas do SIN ainda apresentam estoques reduzidos para essa época do ano, em função do volume de chuvas muito abaixo do padrão histórico registrado entre setembro e janeiro. “Essa realidade sinaliza patamar desfavorável de produção pelas hidrelétricas, pressionando os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF). A conciliação de baixa produção hidrelétrica com o preço da energia no mercado de curto prazo (PLD) levou à caracterização do patamar amarelo para o acionamento das Bandeiras” – explica a Agência.

O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada. Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração. Com a manutenção do acionamento da bandeira amarela é importante reforçar ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício de energia.

Entre as dicas de economia de energia estão tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos; selecionar a temperatura morna no verão; não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado; manter os filtros limpos; diminuir ao máximo o tempo de utilização do aparelho de ar condicionado; colocar cortinas nas janelas que recebem sol direto; só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário, regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções e uilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress