Climatempo alerta para risco de chuva forte no estado do Rio nesta terça (30)

Já choveu forte em algumas cidades da região na madrugada/início da manhã e áreas de instabilidade avançam pelo estado nesta manhã; moradores de áreas de risco devem redobrar a atenção

O ar quente e úmido predomina sobre o Brasil e muitas nuvens carregadas crescem no centro-norte do país. Uma área de baixa pressão atmosférica se intensifica na costa da Região Sul do Brasil e vai ajudar a formar nuvens de chuva em parte do Sul e Sudeste, segundo a Climatempo. Essa área de baixa pressão deixa o mar agitado na costa do Sul e Sudeste do Brasil. Para esta terça (30) a previsão é de períodos com sol e pancadas de chuva com raios para quase todo país. O ar continua quente sobre o Brasil e muitos estados ainda ficam sujeitos a chuva moderada a forte em algumas horas do dia.

A Climatempo alerta para perigo de temporais de chuva volumosa na região entre o litoral norte de São Paulo e o litoral sul do Rio de Janeiro; para temporais na região do Grande Rio, na Região dos Lagos, no Vale do Paraíba entre São Paulo e Rio de Janeiro e na Região Serrana do Rio; para chuva moderada a forte, raios e ventos por vezes fortes no Norte do estado do Rio. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou para alerta de perigo o aviso válido até às 10h desta terça. Segundo o órgão, há risco de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

VEJA MAIS

VEJA MAIS