A Enel Distribuição Rio, concessionária responsável pelo fornecimento de energia em 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro, lançou no último dia 19 o programa Luz Solidária, que permitirá aos clientes da concessionária trocar eletrodomésticos antigos por modelos novos e mais eficientes com 50% de desconto. A promoção vale para compra de geladeira, ar condicionado e freezer, nas redes Ricardo Eletro e Novolare até que o projeto atinja o valor total de bônus disponível. Além disso, 5% do valor pago pelos consumidores será destinado a um projeto social. No Rio, R$ 3,2 milhões em descontos serão disponibilizados por meio do programa. O Luz Solidária Enel também está sendo desenvolvido pela empresa nos estados de São Paulo, Goiás e Ceará.
Além de estimular a cultura do consumo consciente e da preservação ambiental, por meio da troca de eletrodomésticos usados por equipamentos novos e econômicos, o Luz Solidária viabiliza projetos sociais voltados para a geração de renda, capacitação, meio ambiente e direitos humanos, na medida em que proporciona aos clientes a oportunidade de contribuir com um projeto social. No ato da compra, o cliente escolhe uma instituição apoiada pela empresa para beneficiar, concedendo 5% do valor do produto à entidade escolhida. No Rio de Janeiro, as instituições selecionadas receberão cerca de R$ 300 mil em doações. Dessa forma, ao participar do Luz Solidária Enel, o cliente pagará 45% do valor total do produto ao varejista e 5% a um projeto social, por meio da doação à instituição escolhida por ele. O restante do valor do produto será pago pela Enel. Para se ter uma ideia, se o eletrodoméstico custar mil reais, o cliente pagará apenas 450 reais pelo produto e 50 reais pela doação, ou seja, um total de 500 reais (metade do valor original do produto).
Para participar do programa, basta se dirigir a uma das lojas Ricardo Eletro ou Novolare credenciadas, escolher um dos eletrodomésticos selecionados, com selo PROCEL, fazer a doação para um dos projetos sociais e solicitar o desconto. Ao assinar o contrato de adesão, o cliente concorda com as seguintes premissas/condições: Ser cliente residencial adimplente e com fornecimento regular de energia; Possuir equipamento ineficiente para troca, compatível com o novo; Fazer a doação para, no mínimo, uma das entidades ofertadas; Permitir a visita de técnico da distribuidora, se for escolhido, para a medição do aparelho velho. Os clientes que adquirirem equipamentos novos e eficientes deverão entregar o equipamento antigo, que será totalmente reciclado. Ao adquirir, o cliente passa a integrar uma parcela da sociedade que usa energia elétrica de maneira eficiente, pois todos os equipamentos têm a garantia de baixo consumo de energia elétrica dada pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel.
Além disso, ao entregar o equipamento usado, o cliente também tem a garantia da destinação correta do resíduo gerado a partir do seu descarte sustentável. Isso evita a contaminação do meio ambiente com gases, plásticos e outros resíduos gerados. As lojas receberão os equipamentos antigos no momento da entrega do novo equipamento, na residência do cliente. Desde a sua criação, em dezembro de 2009, o programa já trocou mais de 76 mil eletrodomésticos, concedeu aproximadamente 62 milhões de bônus aos clientes residenciais e cerca R$ 9,4 milhões em doações a 276 projetos no Ceará, em Goiás e no Rio de Janeiro.