Cirurgias eletivas seguem suspensas e Hemocentro Regional pede doações de sangue com urgência

Unidade, que é responsável por abastecer todo o Norte e Noroeste Fluminense, precisa em média de 70 bolsas de sangue todos os dias, mas as doações estão oscilando entre 10 e 20
Fotos: Divulgação

O Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado (HRHFM), em Campos dos Goytacazes, segue com estoques muito baixos, principalmente devido à pandemia do novo coronavírus. A unidade reforça o apelo por doações urgentes de sangue. Segundo a unidade, com o atual quadro, estão sendo atendidos apenas os casos de urgência e emergência. As cirurgias eletivas seguem suspensas, sem prazo para serem retomadas. “Precisamos de uma média de 70 bolsas de sangue todos os dias, mas as doações estão oscilando entre 10 e 20. Mesmo com as doações feitas na nossa unidade móvel, elas não têm sido suficientes para suprir a necessidade” – afirma a assistente social do Hemocentro, Rosângela Soares. Ela lembra que a unidade é responsável por abastecer todo o Norte e Noroeste Fluminense, fornecendo bolsas para várias unidades hospitalares. (continua após a publicidade)

A assistente social destaca que todos os cuidados foram redobrados após a pandemia, o que não justifica o receio. “Além dos cuidados como álcool em gel à vontade e distanciamento na sala de espera, lembramos que a entrada do Hemocentro é separada da entrada do Hospital Ferreira Machado, o que dá total segurança ao doador”, frisa. O Hemocentro funciona todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. Para doar, basta ter entre 16 e 60 anos, ou até 69 (caso tenham doado antes dos 60); pesar acima de 50 kg; e apresentar documento original com foto. É necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. É preciso estar bem nutrido e não ter consumido alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress