Cinco casos de febre maculosa são notificados em cidades da região; um paciente morreu

Casos foram notificados em Itaperuna, Natividade e Porciúncula. Municípios foram orientados pela Secretaria de Estado de Saúde a identificar os prováveis locais de infecção para busca de vetores da doença

A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SUBVAPS) informou, através de solicitação de dados feita pelo SF Notícias, a notificação de cinco casos de febre maculosa em cidades da região. Os casos foram notificados em:

  • Três em Itaperuna
  • Um em Porciúncula
  • Um em Natividade (caso que evoluiu para óbito)

A Secretaria de Estado de Saúde informou ainda que os dados foram obtidos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação na data de hoje (21/09) e estão sujeitos à revisão. A SES disse que ofereceu apoio aos municípios nas ações de investigação e manejo de pacientes suspeitos de FMB (febre maculosa brasileira). Os municípios foram orientados a procurar identificar os prováveis locais de infecção e realizar pesquisa nestes ambientes, para busca de vetores da doença.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Ainda de acordo com a SES, com o objetivo de orientar as secretarias de saúde locais, ocorreram reuniões nos dias 19 e 20/9, com os técnicos municipais das vigilâncias epidemiológica e ambiental, atenção primária à saúde, médicos e enfermeiros da assistência, nas quais foram abordados temas como notificação, investigação ambiental e de casos, diagnóstico e tratamento oportunos para a febre maculosa.

A Prefeitura de Natividade, onde um caso foi notificado e tendo o paciente evoluído a óbito, publicou orientações aos moradores sobre sintomas da doença, e informou que a Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com a Vigilância Sanitária Ambiental e Epidemiológica, intensificou o rastreio de focos de contaminação de febre maculosa e fez um alerta para que os moradores que apresentem algum sintoma, que procurem a unidade de saúde.

“Alerta a todos Natividadenses, moradores de áreas ribeirinhas ou pessoas que tenham visitado essas áreas ou zona rural, caso tenham os sintomas procurem a emergência médica, e é muito importante que seja informado possível contaminação pela picada de carrapato”, publicou a prefeitura.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress