Cidades do Noroeste Fluminense em alerta para aumento de casos de Dengue

Entre as cinco cidades que mais registraram casos neste ano estão Campos dos Goytacazes com quase 3 mil casos e Itaperuna com quase 2 mil casos

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) disse que, apesar de haver um aumento significativo do número de casos prováveis de dengue no estado do Rio de Janeiro em 2023, não há, no momento, epidemia de dengue em nenhum dos 92 municípios do estado. Embora algumas cidades apresentem uma alta taxa de incidência (calculada pela proporção entre número de casos e o total da população) da doença, com um número de casos acima do esperado para o período do ano, a taxa encontra-se abaixo dos índices verificados historicamente nos períodos de epidemia. A secretaria disse que monitora a situação da doença por meio do Diagrama de Controle, que utiliza a metodologia preconizada pelo Ministério da Saúde.

Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

“Há municípios no Noroeste Fluminense e na Baixada Litorânea que estão em situação de alerta, mas não de epidemia. O cenário aponta para um aumento sustentado no número de casos até o verão e podemos até chegar ao ponto de ter surtos localizados em áreas específicas. É importante destacar que não observamos comprometimento da rede de assistência em nenhum município”, explica Mario Sergio Ribeiro, subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde da SES-RJ.

Quando um município está em situação de alerta, a SES-RJ atua junto à secretaria municipal de Saúde para instalação do plano de contingência para enfrentamento da doença, que prevê ações de controle e assistência médica para os diversos cenários. “A decretação de estado de epidemia cabe aos próprios municípios, é uma atribuição deles, e não do estado; o que cabe à SES-RJ é o monitoramento, a orientação e as ações complementares às ações dos municípios, sempre com base em uma metodologia já consolidada”, ressalta Mário Ribeiro.

A Secretaria de Estado de Saúde já pôs em prática seu Plano Estadual de Contingência. A SES-RJ vem também garantindo itens para estruturação de centros de hidratação em municípios que manifestarem a necessidade de apoio do estado diante de cenário de epidemia. “Temos ações previstas para todos os cenários possíveis”, completa o subsecretário de Vigilância e Atenção Primária. A Secretaria também oferece um programa de capacitação técnica específica para o atendimento clínico de arboviroses, voltado para médicos e enfermeiros de todos os municípios. No primeiro semestre já foram realizadas capacitações para as 9 regiões de saúde.

Números da dengue
De janeiro deste ano até o momento, foram registrados no estado do Rio de Janeiro 39.369 casos prováveis de dengue. Em 2022, foram 9.926 casos para o período equivalente. Houve aumento do número de casos na capital e em todas as regiões do estado.

O maior número absoluto de casos prováveis é observado na capital e na região Noroeste Fluminense. As regiões do estado com as maiores taxas de transmissão são a Noroeste e a Baixada Litorânea. As cinco cidades que mais registraram casos neste ano, até o momento, são: Rio de Janeiro (18.134), Campos dos Goytacazes (2.891), Itaperuna (1.989), Angra dos Reis (1.490) e Duque de Caxias (1.221).

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress