Cidades do Noroeste Fluminense e Região Serrana permanecem em alto risco para Covid-19

Oito regiões do estado apresentam taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 70%, apenas a região Norte tem taxa de ocupação, informada pelo município, inferior a 70%.

A 30ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (14/05) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que o Estado do Rio de Janeiro, como um todo, está com bandeira laranja (risco moderado de contrair a doença). Apresenta, no entanto, uma melhora do cenário epidemiológico, com a Região Norte Fluminense saindo da bandeira laranja e passando para a amarela (risco baixo), e uma piora: a Região Litorânea, que estava com bandeira laranja, passa para a vermelha. Já as regiões Noroeste Fluminense e Serrana seguem com alto risco para Covid-19 (bandeira vermelha), assim como as regiões Metropolitana I e Baía da Ilha Grande. Centro-Sul, Metropolitana II e Médio Paraíba seguem na laranja. A análise compara a semana epidemiológica 17 (25 de abril a 01 de maio) com a 15 (11 a 17 de abril) de 2021.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

O Estado do Rio de Janeiro apresentou uma redução de 28% no número de óbitos, e as internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) caíram 27% na comparação entre as semanas epidemiológicas analisadas. As taxas de ocupação de leitos no estado, nesta sexta-feira (14), são 84.8% para leitos de UTI e 61.2% para leitos de enfermaria. Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região. Oito regiões do estado apresentam taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 70%, apontando para uma situação crítica no atendimento aos casos graves, apenas a região Norte tem taxa de ocupação, informada pelo município, inferior a 70%.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS), informou que o Estado do Rio de Janeiro ainda precisa receber 165.780 doses de CoronaVac para segunda aplicação, de acordo com informações oficiais encaminhadas pelos municípios. No dia 5 de maio, a SVS enviou ofício às secretarias municipais de Saúde pedindo o quantitativo de doses pendentes. Inicialmente, recebeu a informação de que seriam 350 mil doses, mas os municípios pediram correção dos dados, chegando a um total de 515.980 doses. O governo do estado distribuiu, nesta quinta e sexta-feira, 162.210 doses de Coronavac aos municípios. Outras entregas também foram realizadas nos últimos dias 8, 9 e 10. Nesta sexta-feira (14), o Ministério da Saúde entregou ao estado mais 90 mil doses da vacina para a segunda aplicação. A operação para distribuição desse último lote está sendo organizada.

A SES ressalta que o quantitativo de doses – seja para primeira ou para segunda aplicação – foi enviado em quantidade suficiente para todas as cidades, de acordo com a população alvo a ser imunizada, seguindo as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Contudo, a Secretaria busca junto ao Ministério da Saúde o envio das doses solicitadas pelos municípios.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress