
Contação de histórias, peças, filmes, teatros, shows, interpretações, dinâmicas, livros e, muitos livros. Essa foi a semana mais movimentada dos últimas meses em São Fidélis, com a realização de dois grandes eventos, sendo eles a II Semana Cultural e mais uma edição do Festival de Poesia Falada.
Em uma semana, foram vendidos mais de cem mil livros na feira intalada na praça do Centro. Em números, um total de 105 mil exemplares vendidos.
Para Luis Carlos, o representante da Associação Brasileira de Livros do Rio de Janeiro, responsável pela realização do evento este ano, a semana cultutal agora faz parte da cidade, ou seja, os moradores são os donos da festa. “Tenho certeza que o moradores agora vai cobrar para que seja feito a terceira edição no próximo ano”.
Segundo ele, pelo mesno cinco mil estudantes das redes de ensino do município, seja municipal, estadual ou particular, estiveram na feira, e diversas escolas, participaram de programações todos os dias.
Luis fez uma comparação da feira com uma exposição agropecuária. Segundo ele, em uma exposição a maior parte do público é de outra cidade, que vem para ver o show e vai embora, sem trazer nenhum benefício. Já na feira literária, o público é a própria população local, ou seja, acaba movimentando a economia do município.
“Uma festa da família. Um evento que não acontece brigas ou qualquer outro tipo de problema. Muita gente diz que os livros irão acabar devido a tecnologia, mas a feira mostrou que isso não é verdade. Em qualquer lugar que você monte uma feira, as pessoas comparecem e quase todos os livros são vendidos, como aconteceu aqui”.
A praça virou um local de encontro, entre autores, escritores, artistas e a população em geral, principalmente as crianças, que fizeram a festa. Para incentivar ainda mais a leitura nas escolas, a prefeitura distribuiu vales para estudantes e professores. Os vales foram trocados em livros.