Ciclone bomba deve provocar ventos de até 70 km/h em áreas do RJ

Ciclone bomba se forma sobre o mar, na altura da costa do Sul do Brasil. Inmet também alerta para ventos costeiros entre esta segunda e terça
Foto: Reprodução

A semana começa com um novo alerta meteorológico para o litoral do estado do Rio de Janeiro. Segundo a Climatempo, um ciclone bomba irá se formar sobre o mar, na altura da costa do Sul do Brasil, entre esta segunda e terça-feira. A expectativa é de que o fenômeno provoque fortes rajadas de vento sobre parte do Sul e do Sudeste, que podem chegar a 90km/h. “Os modelos meteorológicos indicam a formação de um ciclone extratropical na costa da Região Sul na madrugada desta segunda-feira. Os ciclones extratropicais são áreas de baixa pressão atmosférica e são muito comuns na América do Sul. Em geral, estão associados a frentes frias” – explica o portal. A previsão é de que a pressão do ar caia de forma muito acentuada num curto período, e quando há queda de pressão de pelo menos 24hPa em 24 horas, forma-se o chamado ciclone bomba. “Esta situação não acontece sempre, e os meteorologistas ficam mais atentos quando notam que a pressão do ar está baixando muito rapidamente em um local, pois isto é sinal de ventania e tempestade” – destaca a Climatempo. (continua após a publicidade)

Ainda segundo a Climatempo, no Sudeste, nesta segunda-feira, as rajadas mais intensas podem chegar a 70km/h no litoral de São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro-sul capixaba e até em áreas da Zona da Mata de Minas Gerais. Com a formação do ciclone e o deslocamento de uma frente fria por alto mar, na altura da costa do Sudeste, pode chover no Grande Rio e a Região dos Lagos nesta terça, mas sem risco de tempestades. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta para ventos costeiros válido para toda a faixa litorânea do estado do Rio.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress