Chuva não é o suficiente mas traz esperança para produtores de São Fidélis

chuva er
Fotos: Vinnicius Cremonez

A chuva que vem caindo nos dois últimos dias está trazendo esperança para produtores e agricultores de São Fidélis, uns dos municípios mais castigados pela forte estiagem.

Desde junho de 2014 que o município passa por esse período de estiagem, onde mais de mil animais já morreram devido a falta de água e de comida, pois todos os pastos secaram. Nesse longo período, nenhuma chuva forte que ajudaria amenizar a situação foi registrada no município.

Embora a chuva não seja a quantidade que o município precisa e não ajude a amenizar a situação dos cinco mil produtores afetados com perdas nas plantações e perdas de animais, ela traz a esperança de volta, e um sinal de recomeço.

Segundo o ClimaTempo, a chuva veio para ficara durante toda a semana, onde até domingo, teremos sol com muitas nuvens durante todo o dia, e períodos de nublado com chuva a qualquer hora. Já na segunda-feira existe a previsão de pancadas de chuva mais forte na parte da tarde e à noite.

seca paraíba 7Segundo informações do Corpo de Bombeiros, na noite de terça choveu apenas 2,2 milímetros, e durante a tarde e noite de quarta, foram registrados cerca de 7,9 milímetros.

A situação é tão crítica que no dia 30 de setembro foi publicado decreto de nº 3.181 pelo prefeito Luiz Carlos Fernandes Fratani, onde o mesmo diz que o desastre superou a sua capacidade de gestão pública, e que seriam necessários cerca de R$ 3 Milhões de reais para realizar obras emergências e outras ações, para que possa amenizar a situação do município. O decreto de situação de emergência ainda não foi reconhecido pela União, o que prejudica ainda mais que depende da lavoura para viver.

A situação do Rio Paraíba do Sul é cada vez mais crítica, e seu nível está cada vez mais baixo. Em alguns pontos é possível andar por cima de pedras que antes não apareciam. Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, o Rio Paraíba está marcando hoje 60 milímetros na vara de medição.

rio seca 1

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress