Chuva não chega e municípios da região apresentam Risco Muito Alto para incêndios, segundo Cemaden

No final de semana os institutos chegaram a emitir alertas para possibilidade de temporais e até queda de granizo, mas a chuva não chegou. Nesta terça cidades da região registraram temperaturas na casa dos 37 graus

Municípios das Regiões Norte, Noroeste Fluminense e Região Serrana apresentam risco Alto ou Muito Alto para ocorrências de incêndios florestais. É o que indica o mapa elaborado pelo Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden-Rj publicado nesta terça-feira (14/09). O mapa é elaborado através da metodologia do Índice de Inflamabilidade de Nesterova, com fonte de dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Pelo mapa, todos os municípios do Norte e Noroeste Fluminense apresentam Risco Muito Alto para incendidos florestais. Já os municípios da Região Serrana na área de cobertura do SF Notícias apresentam Risco Alto.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

No final de semana os institutos chegaram a emitir alertas para possibilidade de temporais e até queda de granizo, mas a chuva não chegou. O que chegou foi o calor, e veio com tudo! Cidades da nossa região chegaram a registrar mais de 36 graus ao longo desta terça. A estiagem, a vegetação seca e o calor favorecem a propagação de incêndios em vegetação. Muitos desses incêndios que atingem as áreas de pastagem e vegetação em nossa região nessa época do ano começam através da queima de lixo doméstico ou através de pequenos focos de incêndio provocados por moradores com intuito de limpar áreas ou terrenos

Segundo a Climatempo, o ar quente e seco voltou a ganhar força sobre o Rio de Janeiro no fim de semana, com tendência de um começo de semana muito seco e com calor intenso. O calor ganhou ainda mais intensidade nesta terça devido ao aquecimento pré-frontal, que ocorre, pois, toda frente fria provoca um aquecimento nas áreas adjacentes a ela e na direção do seu deslocamento.

Mudança no tempo
Está prevista, entretanto, uma mudança no tempo nos próximos dias. No Rio de Janeiro as nuvens aumentam nesta quarta-feira e já pode chover no fim do dia em áreas do centro-sul do estado, inclusive na capital. Apesar da diminuição do calor em relação ao dia anterior, ainda fica quente. A quinta e a sexta-feira serão dias de muitas nuvens e tempo instável. A queda mais acentuada de temperatura vai acontecer no fim da semana na região.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress