Chuva deixa cidades da Região Serrana em estado de alerta

chuva nova 1
Fotos enviadas por leitores

Pelo menos quatro cidades da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro entraram em estado de alerta desde a tarde de ontem, quando começou a chover forte na região.

qwertyuihouioi
Rio Grande em Bom Jardim

Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis seguem em alerta. Desde ontem a Defesa Civil de Friburgo registra pontos de alagamentos e deslizamentos. O município entrou em alerta máximo na manhã deste sábado, por volta das 9h, uma escola e parte de um posto de saúde foram destruídos por um deslizamento na localidade de São Lourenço, no distrito de Campo do Coelho.

deslizamneto friburgo
Deslizamento em Nova Friburgo

Um poste também foi carregado pela encosta, e a rua que passa pela localidade foi bloqueada. A escola havia sido reformada e ampliada no ano passado. Sirenes foram acionadas em Granja Spnelli, Duas Pedras, Córrego Dantas, São Geraldo e Jardim Califórnia.

“Estamos em alerta máximo. As sirenes já foram acionadas. Moradores de áreas de risco se direcionem para locais seguros, casa de parentes ou amigos, ou se direcionem para o ponto de apoio de sua comunidade”, diz o comunicado oficial da Defesa Civil de Friburgo, que foi divulgado por volta das 11h deste sábado.

Nossa redação também conversou com a Defesa Civil de Bom Jardim. O município segue em alerta devido a cheia no Rio Grande, que não para de subir e pode transbordar. A Defesa Civil informou que chove no município desde às 15h de ontem. O Rio Grande junta-se com o Rio Negro, formando o Rio Dois Rios na divisa com São Fidélis e Itaocara, e desemboca no Rio Paraíba do Sul em São Fidélis.

O Inea chegou a emitir um alerta de transbordamento do Rio Quitandinha durante a madrugada em Petrópolis. Lá, cerca de 17 pessoas estão desalojadas e todas foram para casas de parentes. Só ontem a Defesa Civil registrou 57 ocorrências, sendo a maioria nos distritos. O maior índice pluviométrico foi registrado em Araras, com 99 milímetros em 24 horas. Na Posse, uma casa foi atingida por um deslizamento.

Não há mortos ou feridos até o momento nesses municípios, mas a chuva continua, e a Defesa Civil pede para que os moradores de áreas de risco saíam de suas casas.

Abaixo uma foto o Rio Grande em Riograndina, Nova Friburgo. Todas as fotos dessa matéria foram enviadas por leitores.

qwertyuiu9u80

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress