
Pelo menos quatro cidades da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro entraram em estado de alerta desde a tarde de ontem, quando começou a chover forte na região.

Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis seguem em alerta. Desde ontem a Defesa Civil de Friburgo registra pontos de alagamentos e deslizamentos. O município entrou em alerta máximo na manhã deste sábado, por volta das 9h, uma escola e parte de um posto de saúde foram destruídos por um deslizamento na localidade de São Lourenço, no distrito de Campo do Coelho.

Um poste também foi carregado pela encosta, e a rua que passa pela localidade foi bloqueada. A escola havia sido reformada e ampliada no ano passado. Sirenes foram acionadas em Granja Spnelli, Duas Pedras, Córrego Dantas, São Geraldo e Jardim Califórnia.
“Estamos em alerta máximo. As sirenes já foram acionadas. Moradores de áreas de risco se direcionem para locais seguros, casa de parentes ou amigos, ou se direcionem para o ponto de apoio de sua comunidade”, diz o comunicado oficial da Defesa Civil de Friburgo, que foi divulgado por volta das 11h deste sábado.
Nossa redação também conversou com a Defesa Civil de Bom Jardim. O município segue em alerta devido a cheia no Rio Grande, que não para de subir e pode transbordar. A Defesa Civil informou que chove no município desde às 15h de ontem. O Rio Grande junta-se com o Rio Negro, formando o Rio Dois Rios na divisa com São Fidélis e Itaocara, e desemboca no Rio Paraíba do Sul em São Fidélis.
O Inea chegou a emitir um alerta de transbordamento do Rio Quitandinha durante a madrugada em Petrópolis. Lá, cerca de 17 pessoas estão desalojadas e todas foram para casas de parentes. Só ontem a Defesa Civil registrou 57 ocorrências, sendo a maioria nos distritos. O maior índice pluviométrico foi registrado em Araras, com 99 milímetros em 24 horas. Na Posse, uma casa foi atingida por um deslizamento.
Não há mortos ou feridos até o momento nesses municípios, mas a chuva continua, e a Defesa Civil pede para que os moradores de áreas de risco saíam de suas casas.
Abaixo uma foto o Rio Grande em Riograndina, Nova Friburgo. Todas as fotos dessa matéria foram enviadas por leitores.