Chuva ajuda equipes a extinguir incêndio na Serra do Itacolomi, em São Fidélis Por quatro dias, um incêndio destruiu uma área na Zona de Amortecimento do Parque Estadual do Desengano

Por quatro dias, um incêndio destruiu uma área na Zona de Amortecimento do Parque Estadual do Desengano

A chuva foi fina, mas suficiente para ajudar no combate

A notícia boa chegou à redação do SF Notícias às 10h35 da manhã deste domingo; “fogo zerado”, dizia a mensagem do gestor do Parque Estadual do Desengano, Carlos Dário. Por quatro dias, um incêndio destruiu áreas localizadas na Serra do Itacolomi, em Recreio, que ficam na zona de amortecimento do Parque Estadual do Desengano, em São Fidélis. De acordo com Carlos, serenou durante a madrugada e uma chuva fina caiu sobre a região; foi o suficiente para extinguir quase todos os focos de incêndio que estavam em uma área de difícil acesso, em maciços rochosos, locais onde as equipes não conseguiam chegar para combater. Segundo um leitor do SF Notícias, o fogo começou a ser visto pelos moradores de Itacolomi na noite de quarta-feira (30/09). Com o calor, mato seco e a baixa umidade do ar, as chamas se alastraram e chegaram na localidade de Recreio. Na quinta-feira (01) o Corpo de Bombeiros foi acionado e militares de Campos e São Fidélis foram deslocados para o local. No sábado eles receberam apoio de militares de Cambuci e de guarda-parques do Parque do Desengano. A Defesa Civil de São Fidélis deu apoio aos bombeiros durante todos os dias, e inclusive, montou uma base para os militares na Escola Municipal Moreira Brandão, em Recreio. (continua após a imagem)

Neste domingo, as equipes combateram os pequenos focos que resistiram à chuva, e por volta das 10h30, conseguiram extinguir as chamas. Ainda não há um cálculo do tamanho da área afetada. Também não há informações de como e onde o incêndio começou. Mesmo diante de tanto calor, os militares do Corpo de Bombeiros e as demais equipes combateram as chamas. Na sexta e no sábado, termômetros registraram 42 graus no Centro de São Fidélis, mas na noite de sábado a temperatura começou a cair, chegando aos 27ºC, gerando umidade no local do incêndio.

Mais do SFn