Cheia do Rio Pomba deixa quase 7 mil desalojados em Pádua; vídeos e fotos mostram ruas inundadas

O hospital da cidade também foi inundado. Mais de 13.600 pessoas foram afetadas e 13 pessoas estão em abrigo; uma pessoa morreu afogada ao entrar em um valão

imagens: Tiago Vieira – leitores – Comunicação Social de Pádua

A segunda maior cidade do Noroeste Fluminense voltou a sofrer uma cheia do Rio Pomba. Assim como em 2022, diversas ruas da cidade foram inundadas ao longo do final de semana, e muitas ainda estão com água nesta segunda-feira (09), já que o nível do rio permanece acima da cota de transbordo.

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

Em Santo Antônio de Pádua, 13.650 pessoas foram afetadas pela cheia do rio, cerca de 4.550 famílias. Desse total, 6.800 pessoas, cerca de 2.266 famílias, tiveram que sair de suas casas e ficaram desalojadas, e cerca de 13 pessoas estão desabrigadas e foram para o abrigo. Ruas de vários bairros foram inundadas, inclusive o centro comercial e as praças do Centro de Pádua. Um vídeo (veja no final da matéria) mostra o Hospital Hélio Montezano completamente inundado; um hospital de campanha foi montado no CIEP da cidade.

continua após o vídeo

O nível de transbordo na cidade é de 5 metros, mas o nível do rio atingiu a marca de 6.52 na manhã deste domingo, e começou a baixar ainda no final da manhã de domingo, mas permanece acima da cota de transbordo. Nesta segunda, às 09h, o nível do rio estava em 5.40.

Um homem morreu afogado ao pular no valão da Cidade Nova, que estava cheio com a água represada devido à cheia do Rio Pomba. Bombeiros foram acionados para fazer buscas pelo homem que estava desaparecido desde sábado quando foi visto pulando no valão, e o corpo foi encontrado na manhã desta segunda.

continua após a imagem

O Governo do Estado informou que está mobilizado para atender os municípios mais afetados pelas chuvas dos últimos dias, principalmente no Norte e Noroeste Fluminense. As secretarias de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) estão na região para prestar assistência aos moradores e verificar as demandas da população.

“Estamos colocando toda a estrutura do governo à disposição daqueles mais atingidos pelas chuvas. Nossas equipes estão nas cidades para ver de perto a situação e prontas para agir para que a situação seja normalizada o mais rápido possível”, declarou o governador Cláudio Castro. Veja mais vídeos e fotos em nosso Instagram através do link @sfnoticias

https://www.instagram.com/p/CnMgMRaAUQf/

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress