CENSUPEG São Fidélis tem êxito na migração da graduação presencial para ambiente virtual em meio à pandemia

Faculdade se antecipou ao criar um grupo de gestão com o surgimento dos primeiros casos de Covid-19 e ao oferecer plano de descontos para os alunos
Fotos: Divulgação

Ainda no final de fevereiro, pressupondo que o novo coronavírus não demoraria a chegar ao Brasil, a Faculdade CENSUPEG começou a estudar plataformas para continuar oferecendo ensino de qualidade aos alunos dos cursos presenciais. Graças a essa antecipação, hoje a sede em São Fidélis, no Norte Fluminense, registra grande êxito, com a transferência das aulas para o ambiente virtual. “A gente trabalha com ensino presencial e EAD. No EAD a gente sai de São Fidélis para mais de 50 cidades. No presencial, migramos para o Encontro Presencial Virtualizado (EPV), numa dinâmica totalmente diferente do EAD. Logo assim que começou a pandemia, começamos a estudar algumas plataformas, porque já pressentíamos que a Covid-19 poderia avançar pelo Brasil. Então a CENSUPEG criou um grupo de gestão e inicialmente antecipamos o recesso do fim do ano. Posteriormente migramos para a melhor plataforma que avaliamos” – explica o diretor da graduação presencial Fabricio Cardoso. (continua após a imagem)

Dentre as diversas plataformas, a que apresentou melhor custo benefício, e principalmente capacidade de interação, com compartilhamento de tela, foi a Teams da Microsoft, segundo o diretor. Antes de a mesma ser utilizada, professores receberam uma capacitação e foram desenvolvidos tutoriais para também capacitar os alunos. “Tivemos todo um investimento, porque em média por dia temos quase 200 acessos da graduação presencial. Posso considerar que estamos tendo êxito. Hoje temos 88% dos alunos, que deveriam estar presentes nas aulas, com essa presencialidade nesses encontros virtuais. Foi um desafio, mas conseguimos, com todo investimento e profissionalismo dos funcionários que temos na cidade, e óbvio com uma dedicação ímpar dos nossos professores e uma aceitação dos nossos alunos, estamos fazendo desse momento um sucesso” – frisou. O diretor da graduação presencial explica que todas as aulas são gravadas e que por semana, são enviados cerca de 15 a 20 vídeos para a plataforma. Além das aulas, os alunos ainda têm acesso a podcasts gravados pelos professores, considerando a possível dificuldade de acesso à internet, principalmente na zona rural e cidades vizinhas. (continua após a imagem)

Seguindo valores como o senso de pertencimento, sustentabilidade, equidade, afeto e inovação, a CENSUPEG também se antecipou criando um plano de desconto para os alunos da graduação presencial, visando aqueles que já tivessem tido perda em meio à pandemia. Com isso, a taxa de evasão não é significativa. Aluno do 9º período de Enfermagem, o jovem Thallis Pontes, de 23 anos, afirma que as aulas no ambiente virtual têm sido algo novo, com certa dificuldade de adaptação para ele, mas ressalta que a faculdade e os professores têm proporcionado a melhor forma de aprendizagem possível. “Temos interação direta com os professores através de aulas online por vídeo chamada em um ambiente virtual de fácil acesso para os alunos. Nos trazendo o mais próximo possível de um contato presencial” – conta. Segundo o estudante, desde o início da pandemia a CENSUPEG tem feito o possível para que os alunos não fiquem atrasados. Na reta final da graduação, mesmo diante das incertezas trazidas pela pandemia, ele não pensou em pausar os estudos, com esperança de que em breve tudo retorne ao normal. “Queria dizer juntamente a minha turma, o 9° período de Enfermagem que queremos que isso passe logo para que tudo volte à normalidade. E pedimos para que quem puder, fique em casa e diminua a disseminação desse vírus. Com fé em Deus que vamos superar toda essa situação e em breve poder voltar a nossa rotina” – disse.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress