Censo 2022 já começou: recenseadores do IBGE visitam residências na região

Alguns moradores têm demonstrado receio em atendê-los, por medo de golpes ou até assaltos, mas os recenseadores do IBGE estarão sempre uniformizados, com crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC)

Começou no dia 1º a coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022 pelo IBGE. Nos próximos três meses, os recenseadores do IBGE visitarão 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios. A estimativa é de que sejam contadas cerca de 215 milhões de pessoas. O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo. No auge da operação, em torno de 183 mil recenseadores irão de porta em porta em todos os 5.570 municípios do país.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Em nossa região os recenseadores também já estão visitando as casas, mas alguns moradores têm demonstrado receio em atendê-los, por medo de golpes ou até assaltos. O IBGE destaca que os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). É possível ainda confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR code que leva à área de identificação no site. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do recenseador.

Serão aplicados dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos.

O IBGE destaca ainda que todas as informações coletadas são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos, conforme estabelece a legislação pertinente: Lei nº 5.534/68, Lei nº 5.878/73 e o Decreto nº 73.177/73. Já a Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress