Com bolo e plantio de árvores, revitalização do mirante do Morro do Gambá é inaugurada

Local possui uma das vistas mais lindas da região e foi cenário da novela Avenida Brasil

Com presença de autoridades, plantio de árvores e até com um bolo, foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (27) a revitalização do mirante do Morro do Gambá, localizado às margens da RJ-158, no trecho entre São Fidélis e Campos, na localidade que recebe o mesmo nome.

Atendendo a pedidos da população e de usuários, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) iniciou a revitalização, com colocação de cercas e criação de um espaço para piquenique, execução de um estacionamento asfaltado, restauração da drenagem, aprimoramento de uma área com brita e pintura dos bancos e ampliação do local.

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

A ação ganhou apoio do Inea, através da subsede do Parque Estadual do Desengano em São Fidélis e do Grupo Unidos pela Natureza, que fez a doação de mudas, que foram plantadas por alunos do projeto Ambiente Jovem. Eles também implementaram placas de conscientização ambiental. Na cerimônia de inauguração a Engenheira idealizadora do projeto de revitalização Walquiria Leonardo Bastos destacou o potencial turístico do Mirante.

continua após a imagem

“Nós conseguimos ver nesse lugar o poder de Deus, uma vista tão perfeita como essa somente ele poderia fazer. Sem dúvidas, essa vista é uma das mais lindas de todo interior de nosso Estado; tem tudo para se tornar o cartão postal do interior. Por isso faço um apelo a todos que passarão por aqui, cuidem desse lugar como se fosse de vocês, vamos ajudar a manter esse local preservado. Tudo aqui foi feito com muito trabalho, amor e carinho para que todos possam contemplar essa maravilhosa paisagem”.

Quem também falou e enalteceu a importância do olhar para o turismo foi o representante do Inea no município, o José Guilherme Fernandes Ribeiro. “O Mirante do Morro do Gambá é um local que vai divulgar nossa cidade para todo Brasil. Todas as pessoas que passarem por aqui e tirarem uma foto estarão levando o nome de nossa cidade. E olha que ainda há bastante coisa a ser feita, todas as mudas de Ipê que foram plantadas pelo projeto Ambiente Jovem ainda irão florir e deixar esse lugar ainda mais lindo”.

O prefeito do município Amarildo Henrique Alcântara e o vice-prefeito José William estiveram presentes junto com seus secretários. Ambos prometeram dar continuidade ao projeto e informaram que a prefeitura irá colocar os postes para iluminar o local visando maior segurança e também colocaram o município a disposição para somar nesse projeto naquilo que for preciso.

Cenário de novela 

Não sei se você se lembra, mas lá em 2012 o Morro do Gambá virou um set de filmagem, local escolhido pela TV Globo para filmagens de dois episódios da novela “Avenida Brasil”. Nos capítulos iniciais a personagem Monalisa, interpretada pela atriz Heloísa Périssé, sofreu um acidente de ônibus. As cenas foram gravadas no Morro do Gambá.

Foram quatro dias de gravações, além de alguns dias de ensaios no Rio de Janeiro e na rodovia em São Fidélis, envolvendo mais de 50 pessoas. O ônibus, que despencou na ribanceira após o acidente, começou a ser preparado quatro meses antes da gravação.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress