Cena lamentável: Revitalizado por voluntários, Morro do Cruzeiro é alvo de vandalismo em São Fidélis

No último sábado foi iniciado um trabalho de arborização no local, entretanto, diversas plantas foram destruídas, arrancadas e até arremessadas
Fotos: Divulgação

Uma cena lamentável gerou revolta em moradores de São Fidélis, no Norte Fluminense, e indignou pessoas que dedicaram horas de seu tempo livre para revitalizar o Morro do Cruzeiro, que tem grande potencial turístico. As ações de revitalização tiveram início em outubro de 2019. Naquele mês, o local que não recebia uma atenção devida e sequer contava com iluminação adequada, recebeu crianças, jovens e adultos, que unidos, fizeram uma limpeza, colocaram gramado, plantaram Ipês e Palmeiras. Os voluntários também tiraram as pichações na cruz e melhoraram a iluminação. Esse trabalho, entretanto, não foi valorizado por algumas pessoas. Segundo Rodrigo Santtana, um dos voluntários idealizadores do projeto de revitalização, as plantas ornamentais foram colocadas no último sábado, junto ao paisagista Weltter Manhães, e em menos de três dias foram destruídas. “A decoração está lá, os banquinhos, a iluminação, mas destruíram as plantas que foram compradas com recursos de doação. Aí ontem, ao chegar lá de manhã, encontramos tudo danificado” – conta. (continua após a imagem)

Trabalho de arborização realizado no sábado.

Ainda segundo Rodrigo, as plantas foram arrancadas do lugar, algumas tiveram os galhos quebrados e outras foram até arremessadas. Algumas eles vão conseguir recuperar, mas outras morreram. Nas redes sociais, moradores criticaram o ato de vandalismo: “Que absurdo uma coisa dessas! A educação tem que partir de cada cidadão. É impossível de acreditar que as pessoas tenham a capacidade de fazer uma coisa dessas” – comentou um internauta. “Me entristece ver uma coisa dessas. O ser humano cada dia mais perde a humanidade” – lamentou uma moradora. Além da arborização e revitalização, o local também recebeu bancos para que as pessoas possam apreciar a vista da cidade, com o Rio Paraíba do Sul ao fundo, e recentemente a cruz do monumento recebeu uma iluminação artística, voltando a se destacar na noite fidelense. Agora, uma placa recém-colocada questiona: “Que marcas você quer deixar no planeta?”.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress